15 dicas para deixar a sua alimentação mais saudável e conselhos para os compulsivos!

saudavelEu sei que uma das tarefas mais difíceis de comer bem e saudável é a escolha dos ingredientes, mas também sei que sim é possível que a comida seja saborosa e saudável ao mesmo tempo.

Claro que as comidas que trazem boas lembranças e nos remetem de volta a infância e a momentos felizes geralmente envolve uma lasanha com bastante queijo ou um bolo com bastante cobertura e claro calorias.

A minha idéia de alimentação envolve comer saudável 90% do tempo e abrir exceções para pequenas delícias calóricas de vez em quanto, sem neura, vejo muita gente surtando porque comeu um pedaço de chocolate fora da dieta, eu acho que se você está sempre comendo saudável e se exercitando não tem porque um pedaço de chocolate ou de lasanha ou de pizza ou qualquer que for a sua jacada, colocar tudo por água abaixo e comprometer todos os seus esforços de dias, semanas ou até meses.

Hoje vou compartilhar com vocês alguns dos conselhos que aplico a mim mesma, pois sempre tive uma certa compulsão principalmente em momentos de ansiedade.

Vou colocar algumas dicas de ingredientes que eu substituo para deixar pratos mais saudáveis e menos calóricos, e claro mantê-los super saborosos!

1- Faça pratos cremosos sem creme de leite

Não estou decretando guerra contra o creme de leite, eu ainda uso moderadamente, mas tenho substituído e muito seu uso por creme de ricota, que tem muito menos calórias e muito menos gordura. São calorias que vale super a pena economizar para depois ter direito a um docinho sem culpa no final da refeição ou da semana.

2- Use menos óleo para cozinhar

Sim amamos óleo de canola e azeite extra virgem, são os queridinhos de quem está seguindo uma linha mais saudável. Mas vale usar e abusar da frigideira anti-aderente. Ela é sua melhor amiga, ao invés de usar uma colher de sopa, use uma colher de chá, ou só dê uma pincelada na panela. A sua amiga anti-aderente fará o mesmo trabalho e o resultado será o mesmo mas com menos calorias e menos gordura.

3- Esqueça as frituras e diga olá ao seu amigo forno

Quando estamos tentando comer saudável uma das primeiras coisas a serem eliminadas são as frituras, sim diz a lenda que qualquer coisa frita por pior que seja fica gostosa. E isso é bem verdade. Mas você não precisa necessariamente colocar um litro de óleo na frigideira e fazer aquela lambança na cozinha. Muitas receitas podem ser adaptadas ao forno. Eu mesma postei essa semana uma receita de torta de maçã (aqui) com massa de pastel assada, isso gente massa de pastel assada! Eu realmente não gosto de fazer fritura em casa, e como cortar frituras faz parte dos objetivos tenho feito muitos testes no forno. E posso dizer que juntamente com sua amiga frigideira anti-aderente, o forno também é um grande aliado!

farinhas4- Substitua a farinha branca

Farinha branca cumpre bem o seu papel no bolinho da vovó e no pãozinho francês. Mas para as receitas do dia a dia, substitua por farinha de trigo integral, ou qualquer outra farinha mais saudável como farinha de banana verde, farinha de amêndoas, farinha de coco, etc. Você tem mil e uma opções para substituir a farinha branca. Não precisa necessariamente eliminar ela da sua vida, mas faça com que ela seja a exceção e não a regra nas suas receitas. Esse é um benefício que sua saúde agradece já que a farinha branca é pobre em nutrientes.

5- Mastigue mais

É comprovado cientificamente que o nível de saciedade não tem nada a ver com a quantidade de comida que você ingere, então o grande truque é, coma alimentos que você tenha que mastigar bastante.

Ao invés de comer um danone em literalmente 3 minutos, coma uma maçã, mastigue bem cada pedaço, isso irá enganar o seu cérebro e ajuda incrivelmente na sua digestão.

Lembre-se quanto mais crocante e quanto mais mastigar melhor

6- Você não precisa parar de tomar sorvete

Não conheço uma pessoa que não goste de sorvete, principalmente aqui nesse nosso país tropical abençoado por Deus e calorento pra caramba sorvetes são sempre bem vindos. É injusto o preço dos sorvetes light nas sorveterias, chegam a custar o dobro. Então coloque a mão na massa e faça o seu, já pensou em usar o leite de coco para fazer o sorvete? É saudável e já vem com teor de gordura exato para deixar seu sorvete super macio. Também tem aqueles feito com banana congelada que não deixa nada a desejar para os sorvetes tradicionais, vale a pena testar. E o melhor conselho de todos que posso te dar é: naqueles dias que parece que o mundo vai entrar em colapso se você não tomar seu sorvete favorito, tome uma bola va-ga-ro-sa-men-te dê esse prazer a você mesma, tome muita água no decorrer do dia, se der faça 10 minutos a mais de esteira, se não ok bola pra frente. O mundo não vai entrar em exntinção por causa de uma bola de sorvete. Agora querida você não precisa colocar chantilly, granulado, calda quente de chocolate e etc, bom senso por favor.

7- Adicione grãos e legumes na sua dieta

As pessoas ás vezes preferem comprar potes e potes de danone que promete regular o intestino do que adicionar um pouco de fibras na sua dieta que sairia bem mais em conta, teria bem menos calorias e seria muito mais saudável. Um prato com carne, arroz integral e salada é ideal para quem quer se manter saudável e regular calorias. No corredor de grãos no supermercados as pessoas as vezes vão direto no arroz e feijão e não veem ao lado, o pacote de lentilhas, o pacote de grão de bico, o milho, a canjica, e vários derivados desconhecidos que poderiam enriquecer o leque de opções para se comer saudável. Não tenha medo de ousar.

8- Diminua os alimentos industrializados

Mantenha em mente uma alimentação baseada em alimentos que sejam cultiváveis, você pode ver frutas, verduras, legumes e grãos serem cultivados, tem quem cultive galinhas, porcos e gado.

Mas você já viu uma plantação de refrigerante? E uma plantação de guloseimas? Uma plantação de nuggets? Nuggets industrializados são bem nojentos eu já escrevi sobre isso aqui.

Outro ponto é: tome cuidado com ingredientes com nomes ilegíveis nos rótulos, tudo que não é pronunciável não é comestível. Ou não deveria ser.

9-  Seja mais claras do que gemas

Não é a toa que o pessoal da academia acaba com os estoques de ovos nos supermercados, a clara do ovo é um dos superalimentos importantíssimos para a alimentação. clarasÉ proteína pura com zero gordura! Dá pra você fazer mil e uma receitas com ovos né, panquecas, ovo cozido, ovo frito, ovo mexido, crepioca, e mil e uma coisas mais, porém ao invés de comer muitos ovos por dia, coma mais claras e menos gemas. Caso você se sinta mal em jogar fora as gemas, procure nos supermercados, casas especializadas em festas, ou super-atacadistas que fornecem produtos para padarias, pois eles geralmente vendem as gemas e claras separadas em caixinhas já pasteurizadas, que quebra um super galho e evita o desperdício.

10- A comida não irá desaparecer da face da terra

Não temos neste momento previsto nenhuma catástrofe iminente que fará toda a comida do planeta terra desaparecer, então a não ser que você esteja de férias, num lugar incrível tendo uma oportunidade única de experimentar coisas novas, mantenha em mente que sempre haverá o amanhã, você não precisa comer tudo de uma vez só hoje.

11- Coloque combustível quando estiver precisando

No dia a dia de uma pessoa comum, o dia começa cedo por volta de 7 da manhã e termina quando chega em casa por volta de 7 da noite, isso quer dizer que os períodos que você irá gastar mais energia é de manhã e a tarde, portanto faz todo sentido que você tome café da manhã e almoce bem. Não faz sentido você fazer uma grande refeição a noite que é quando seu corpo ficará em repouso. Muitas pessoas não tem costume de comer de manhã, seja porque não dá tempo, seja porque não sente fome. Bom nenhuma dessas duas coisas é desculpa. Prepare alguma coisa na noite anterior, frutas e um pedaço de queijo, ou frutas e umas torradinhas, uma fruta e um danone, ou já deixe todas as frutas picadas em um potinho pra na manhã seguinte só colocar no liquidificador com leite e fazer uma vitamina, demora literalmente 2 minutos e você pode ir tomando durante seu percurso para o trabalho. Pode ser que você não sinta fome exatamente quando acordar, mas depois de umas 2h você já vai se sentir disposta a comer. Tudo é uma questão de hábito.

12- Lugar de comer é na mesa

Não coma na frente da TV, ou em pé ou mexendo no celular, ou qualquer coisa assim que te distraia. Prestar atenção em cada garfada faz parte do processo de informar o seu cérebro de que nutrientes estão entrando no seu corpo, e que você deve ficar satisfeita com isso.

O Whastapp pode esperar e o facebook não irá parar de funcionar em um futuro tão próximo, relaxe e aprecie a sua refeição.

13- Beba água

As pessoas tem o péssimo hábito de não beber água o suficiente no decorrer do dia, mas você sabia que ás vezes você pode ficar com uma sensação de fome e vazio, e isso na verdade é seu corpo dizendo que está com um nível de hidratação menor do que o ideal? Isso mesmo, não é fome é sede! Beba água sua pele agradece, a celulite então vai melhorar consideravelmente! E quem bebe bastante água sente muito menos fome, é fato.

14-  Se não tem ao seu redor você não corre perigo

Imagine você com preguiça no sofá, assistindo sua série de TV favorita, ou fazendo uma maratona de filmes, pijamade repente bate aquela fome inconveniente que no fundo deve ser só uma vontade de comer, vulgarmente conhecida como gulodice, se você tiver pacotes de salgadinhos, bolachas recheadas, pipocas de microondas com porção extra de manteiga, você certamente cairá em tentação. Agora se você tiver que trocar de roupa, pentear o cabelo, por sapato e sair de casa para comprar, saiba que 90% das vezes sua preguiça irá vencer, a não ser que sua compulsão alimentar esteja num nível realmente grave, neste caso procure um médico. Deixe lanchinhos saudáveis a disposição como frutas secas e bolachas integrais. Aprenda a se proteger de você mesma.

15 – Seu quadril não é um armazém

Ás vezes quando estamos comendo nos sentimos satisfeitos em algum ponto, mas continuamos comendo, temos muito enraizado aquela coisa de que não comer tudo que está no prato é errado. Quando na verdade o errado é você estar satisfeito e continuar comendo uma comida que você não quer usando seu corpo de armazém de calorias extras, que é isso que a comida se torna quando você continua comendo depois de já estar satisfeito. Aprenda e se servir duas vezes, coma o primeiro prato, e quando terminar se ainda estiver com fome sirva-se uma segunda vez moderadamente, assim pode evitar o desperdício, ou ter que comer alguma coisa que você não gostou muito só porque vai ficar chato deixar no prato. Se sobrou muito, não tem problema nenhum você colocar um plastico filme, requentar e comer no almoço, mas se não sobrou muita coisa simplesmente jogue fora, eu prometo não contar para sua mãe.

Espero que gostem das dicas! E aguardem várias receitinhas fáceis e saudáveis que vem por aí!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s