Receitas: Nuggets caseiro saudável de frango

nuggets6Hoje a receita é polêmica minha gente, vou falar de um alimento queridinho no mundo todo. Quando você pensa nele, você pensa naquele pedacinho dourado de frango, crocante, delicioso, temperadinho e sequinho.

Sim, estou falando de uma das comidas mais famosas do fast food: NUGGETS!

A carne branca do frango é uma das melhores fontes de proteína magra disponíveis no mundo, mas os nuggets são simplesmente um subproduto das empresas de frango, estudos comprovam que mais de 60% da composição de um nugget é de vísceras, olhos, ossos, cartilagem, patas, bico, pele e gordura do frango.

nuggetsEles pegam tudo isso e trituram, ai vira essa meleca rosa igual essa ai do lado, isso não é sorvete de morango gente, isso são todos os restos do frango misturados, e como isso vai ficar fedido e com uma cor horrível, eles colocam uma quantidade considerável de corante para deixar com cor de carne de frango e também colocam uma quantidade considerável de aromatizante para tirar o cheiro horrível, também colocam amônia para matar as bactérias disso tudo ai, isso mesmo amônia aquele mesmo químico que é usado em produtos de limpeza e alguns produtos de alisar cabelo também.

Depois de todas essas alterações, eles empanam e chamam urubu de meu louro. Vai um nugget ai?

nugget5A boa notícia é que tudo isso pode fazer você refletir sobre do que está alimentando seu corpo, e o que você está alimentando as suas crianças, porque vai gostar de nuggets assim lá na china. Os pequenos gostam mesmo, alguns se deixar vão se alimentam só disso. Então hoje eu vou dar uma receita de nuggets caseiro saudável de frango sem meleca rosa, sem conservantes, sem amônia, sem corantes, e com aroma natural de FRANGO e seus temperos!

Ás vezes quando estou com pressa, eu só corto o peito de frango em pedaços, passo no ovo e empano. Mas pensando também nas crianças (que eu ainda não tenho) já trabalhei com muitas delas e sei que eles tem preguiça de mastigar então faço essa versão. Confere aí:

Nuggets de Frangonuggets3

Tempo de preparo: 25 minutos

Tempo de cozimento: 35 minutos

Rendimento: 40 porções

Ingredientes

600gr de peito de frango sem osso e sem pele moído (você já pede pra moer no açougue na hora da compra ou compra o peito e passa no processador/liquidificador essa quantidade é equivalente a aproximadamente 2 peitos)

1 cebola média em cubinhos

2 colheres de cebolinha picadinha

1 dente de alho

sal e pimenta a gosto

2 ovos

1 colher de café de ervas secas

2 xícaras de farinha de rosca (uso a farinha de rosca comum porque não estou seguindo nenhuma dieta super restritiva, mas se você está, substitua por farinha de aveia, linhaça, coco, chia, enfim qualquer outra da sua preferencia eu já usei até sucrilhos nesfit aqueles sem açúcar triturado e ficou ótimo além de saudável)

Modo de preparo 

Bata a cebolinha, a cebola e o dente de alho no liquidificador com duas colheres de sopa de água até virar uma pasta. Ou amasse esses ingredientes no pilão sem água mesmo até virar uma pasta (é o que eu faço). Junte essa pasta com o peito de frango moído e coloque sal e moa pimenta do reino ambos a seu gosto.  nuggets2Se você tiver forminha de cortar biscoito como essas ao lado use-as para dar formato a essa massa de frango, se não modele as bolinhas de frango na mão e dê uma achatadinha para ficar com o formato de nuggets. Depois de fazer o formato coloque em um prato os ovos, e em outro prato a farinha misturada com as ervas secas, passe no ovo e na farinha, e no ovo e na farinha novamente. Pressione bem na farinha para que ela grude bem. Eu geralmente congelo metade porque essa receita inteira é muito para duas pessoas. Para prepará-los eu geralmente cubro uma forma com papel alumínio ou papel manteiga (de preferencia) e unto com um pouco de manteiga para garantir que fique crocante. Você pode substituir por óleo de coco ou outro mais saudável de sua preferencia.
Depois disso eu coloco os nuggets no forno por 35 minutos até ficarem bem douradinhos. Vira do outro lado no meio do tempo se quiser garantir que os dois lados fiquem crocantes. Mas se você estiver com pressa coloque um pouco de azeite em uma frigideira, o suficiente para ”molhar” a superfície dos nuggets e frite-os. vegnuggetsEu prefiro assado, enquanto assa geralmente eu lavo a louça e preparo algum acompanhamento tipo brócolis cozido. Você pode acrescentar junto com o frango cenoura ralada ou outros vegetais se quiser deixar ele mais saudável e dar uma enganada para conseguir fazer as crianças (e os adultos) comerem legumes disfarçadamente. 1 cenoura é o suficiente para as quantidades da receita acima. Essa é a base do nuggets, a imaginação é seu guia. Pega um ketchup zero e se joga! Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s