Diz a lenda que meu strogonoff de frango é o meu melhor prato de todos, e depois de passar anos aprimorando meu coq au vin, isso deveria ser quase um insulto visto a facilidade do strogonoff, mas esse prato que já foi sinônimo de comida chique e muito servido em festas de quinze anos, casamentos e jantares finos no passado, hoje está na mesa do brasileiro e virou prato popular.
A origem do prato é Russa e tradicionalmente feita com carne e também tem vinho e creme azedo no preparo do molho. Já tem suas mais variadas alterações ao redor do mundo em alguns lugares ele é feito com linguiça, em outros é servido com macarrão, em outros é servido com batatas cozidas ao invés de fritas e por aí vai. Eu particularmente já servi até com purê de batatas porque não sou fã número 1 de batata palha, ás vezes prefiro até batatinha de saquinho normal ao invés da palha.
Hoje a receita vai ser a tradicional lá de casa, sei que muitas pessoas fazem um limpa na geladeira na hora de fazer o strogonoff e acrescentam milho, ervilha, palmito e tudo o que ver na frente, eu particularmente não gosto desse misturadão. Eu gosto de manter o tradicional, até porque muitos ingredientes juntos acabam tirando o destaque do sabor do frango com a mostarda e o creme de leite, lá em casa eu deixo o milho pra fazer um creme de milho, no strogonoff ele não vai não. Você tem a opção de deixar seu strogonoff light caso esteja em uma dieta restrita de calórias, eu já testei e fica com o gosto bem próximo do que estamos acostumados com creme de leite. A dica está no final da receita se este for seu caso. Confere aí:
Strogonoff de Frango (light ou não)
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 25 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
500gr de peito de frango cortado em cubos (2 peitos)
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de Ketchup
1 colher de sopa de mostarda
1 cebola média
1 dente de alho picadinho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho shoyu
200gr de champignons frescos (mas se não encontrar pode ser em conserva)
sal e pimenta do reino a gosto
temperos a gosto
Modo de preparo
Em uma panela aqueça o azeite e acrescente a cebola e depois de 2 minutos o alho, quando estiverem macios (não deixe dourar) acrescente o frango, os champignons caso forem frescos, o molho shoyu, sal e pimenta do reino moída na hora, assim como temperos do seu gosto (eu costumo colocar um pouco de ervas finas e açafrão). Prove antes de colocar o sal, e se achar que precisa de mais acrescente aos poucos para não salgar pois o molho shoyu já é bem salgadinho. Quando o frango estiver começando a dourar coloque o creme de leite, o ketchup, a mostarda e o extrato de tomate. Se os champignons forem em conserva acrescente apenas nessa etapa se não eles podem perder a textura. Essa quantidade vai deixar o molho clarinho se você gostar mais escuro coloque mais extrato de tomate e mostarda. Sirva com batatas fritas ou batatas palha e arroz branco, vale apostar também no acréscimo de uma salada ou legumes. E para deixar o prato light substitua o creme de leite por dois potes de iogurte natural sem açúcar e o arroz branco por arroz integral ou quinoa. Bom apetite!