Receitas: Quiche fácil, rápida, saudável e sem farinha de palmito com queijo!

IMG_3368Eu poderia ter nomeado essa receita simplesmente como Quiche de palmito ou torta de pamito sem farinha, mas gente tem muita receita por aí de quiche de palmito mas eu te garanto que nenhuma vai ser tão fácil quanto essa.

Para começar a massa não é um bicho de sete cabeças, não vai farinha, fermento, e nada do tipo, você não tem que se preocupar se vai ficar crua ou não. Eu adaptei nessa receita uma massa que fica pronta em 15 minutos, você faz ela em 5 minutos e assa por 10 minutos e pronto!

Ontem eu precisava fazer o jantar, não estava com muita fome, mas como está friozinho bate aquela necessidade de comer alguma coisa. Levando em consideração que a gente está pegando leve pra diminuir a balança tenho procurado opções de jantares mais leves, mas que ao mesmo tempo sustentem. Porque é só a temperatura cair que a gente sente uma fome de leão não é mesmo? E essa quiche é tão fácil de fazer, que além de poder ser feita em noites que você quer correr logo para debaixo das cobertas, você pode fazer rapidinho caso receba uma visita inesperada e não tenha nada pronto para oferecer.

Não sou nenhuma especialista em comida fit, e ás vezes até evito fazer certas adaptações porque a economia de calorias é insignificante e a perda de nutrientes é absurda, mas neste caso juro que ficou uma delícia! A farinha não fez tanta falta assim. Ele fica mais fininho do que as quiches que a gente vê por aí, porque não tem farinha e fermento para crescer a massa, mas também tem muito menos carboidrato e tem a proteína dos ovos e dos queijos. Confere aí:

Quiche de Palmito com Queijo 

Tempo de preparo: 25 minutos

Tempo de cozimento: 40 minutos

Rendimento: 8 porções

IngredientesIMG_3369

6 ovos

1 lata de creme de leite

200 gramas de palmito picado em rodelas (1 vidro)

300 gramas de ricota fresca esfarelada

100 gramas de mussarela ralada

1 pitada de cominho

1 pitada de açafrão

1 colher de sopa de cebola desidratada (ou 1 cebola média picada bem pequeninho)

2 colheres de azeite

1 pacote de torrada integral

150 gramas de manteiga gelada

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Em um liquidificador bata as torradas integrais até virar uma farofa, coloque essa farofa em uma forma com fundo removível e acrescente a manteiga, vá amassando com as mãos até a farofa ficar úmida e moldável, quando sentir que ela está moldável  amasse ela no fundo da forma para que cubra todo o fundo de maneira uniforme. Coloque para assar a 180ºC por 10 minutos até a bordinha começar a ficar dourada. Em uma tigela misture os ovos, o azeite, o creme de leite, os palmitos, a ricota, 2/3 da mussarela, os temperos, sal e pimenta do reino moída na hora. Misture tudo e coloque por cima da massa assada, jogue o restante da mussarela por cima e volte para o forno por 40 minutos a 190ºC, principalmente na borda a massa vai ficar bem douradinha. Às vezes no seu forno pode levar mais ou menos tempo, faça sempre o teste do palito de dente enfiando ele na massa  bem no meio, e onde onde parecer cru para você, se ele sair limpinho está pronto. Os recheios podem variar de acordo com o seu gosto ou o que tiver na geladeira, substituir o palmito por frango ou legumes, também vai ficar ótimo. Se você tiver algum problema de colesterol, use metade dos ovos inteiros e a outra metade somente as claras que também dá certo. Como eu não ia comer a quiche sozinha e também não ia comer tudo de uma vez usei os 6 ovos inteiros mesmos, mas aí vai da restrição da sua dieta. Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s