Temperando de forma saudável: Temperos Essenciais na sua Cozinha!

temperos3 Quem visita esse blog a um tempo, já deve ter reparado que não uso tempero em cubos, saquinhos ou qualquer um assim meio pronto. Eu até tenho em casa, mas uso somente em emergências culinárias, ou algum prato que realmente não tem jeito mas eu evito a todo custo, já que esses temperos prontos contém muito sal, glutamato monossódico, aromatizantes e conservantes  artificiais que fazem super mal a saúde.

Sim eles são gostosos e fazem bem seu papel de temperar um prato rapidamente, mas eu não indico substituir uma velha e boa combinação de sal, pimenta do reino e ervas aromáticas, por um pacotinho de tempero que em uma dose já contém a quantidade de sódio que você pode consumir em um dia inteiro, em um único prato.

Usar ervas aromáticas faz um bem enorme para a saúde, cada tempero contém seus benefícios que são: ação anti-inflamatória, anti-séptica, desintoxicante, antioxidante, prevenção contra câncer, auxiliar no tratamento para sistema digestivo e intestinal, entre outros. temperos4

A maioria dos temperos que eu tenho em casa são secos, o único tempero fresco que eu tenho em casa é hortelã que não precisa nem de muito espaço e nem de muitos cuidados, então é super fácil de cultivar. Mas com certeza faz parte dos planos da minha vida ter a horta dos meus sonhos e poder cultivar organicamente os alimentos que ponho na mesa da minha família, mas enquanto esse sonho não realiza, me viro muito bem com meus temperinhos secos que fazem toda a diferença no paladar.

Recentemente eu tomei uma atitude para organizar meus temperos, eu tinha uns 20 saquinhos embolados no armário, que eu acabava comprando repetido porque nunca sabia o que eu tinha e o que eu não tinha, e na hora de temperar as coisas era muito chato ficar revirando os saquinhos pra achar o que eu queria.

temperos2Então um dia passeando no supermercado eu dei de cara com um conjunto de temperos magnéticos que já estava na minha lista de desejos a um tempo, mas não tinha pra vender no Brasil, mas me apaixonei quando vi em um dos meus programas de culinária favoritos, e nesse mercado que vende coisas importadas tinha lá disponível poucas unidades desse conjunto de temperos (foto ao lado). Não pensei duas vezes e coloquei um no carrinho, e no dia seguinte já fui e busquei mais um conjunto com medo de nunca mais achar se acabasse. E meu toc não ia permitir comprar porta temperos diferentes depois então eu resolvi meu problema de armazenar temperos de uma vez por todas. Claro que existem opções mais baratas e até mais práticas para armazenar temperos, já vi umas fotos de temperos guardados em potinhos de papinha que fica lindinho, e geralmente casa de temperos vende algum tipo de potinho e rack para armazenar os temperinhos.

mercado temperosVou listar pra vocês os 18 temperos essenciais que estão na minha cozinha e no que mais uso cada um deles, pode ser que vocês não tenham todos esses, mas temperos secos não custam tão caro e rendem bastante, deixa a comida saborosa o que diminui a quantidade de sal, a próxima vez que for ao mercado experimente a prateleira de ervas aromáticas ou visite o mercado municipal da sua cidade sempre tem uma banca de temperos e ervas aromáticas. Vale a pena!

1 – Açafrão – risotos e carnes

2 – Alecrim – batatas assadas e carnes

3 – Alho desidratado – em tudo menos sobremesas claro

4 – Anis – temperar carne de porco principalmente e algumas sobremesas

5 – Bicarbonato de sódio – bolos e molhos

6 – Canela em pau – sobremesas

7 – Canela em pó – sobremesas

8 – Cardamomo – cordeiro e arroz doce

9 – Cravo da Índia – sobremesas

10 – Cebola desidratada – em tudo menos sobremesas claro

11 – Cominho – carnes em geral e ensopados

12 – Curry – carnes mas principalmente frango

13 – Gengibre em pó – sobremesas, ensopados e carnes

14 – Páprica doce – carnes

15 – Manjericão – molhos, carnes, saladas, omeletes

16 – Manjerona – pizza, molhos e carnes

17 – Noz-Moscada – molho branco, sobremesas e carnes

18 – Tomilho – carnes em geral

E para completar tudo isso eu tenho um moedor de sal e um de pimenta que vai em tudo.

Não existe uma formula perfeita exata para quais temperos combinar, eu vou testando e variando sempre, então se eu vou fazer um frango um dia eu faço ele com curry, alho e cebola, e no outro dia eu posso fazer ele com alecrim, tomilho, alho e cebola, hoje posso fazer um arroz branco mais aromático com cardamomo e amanhã faço ele com açafrão pra ficar colorido meio diferente. temperosNão tem regras, tem que ir testando pra encontrar uma combinação para chamar de sua. Só não exagere nas doses, pois temperos secos tem sabor marcante e se você colocar demais pode sobrecarregar o paladar e isso a gente não quer aqui. Principalmente se você vai desapegar de temperos prontos, comece aos poucos a mudança, pois os temperos de verdade são feito para aguçar o paladar, eles elevam a acidez, o amargor, a doçura e todo o sabor do prato no geral, eles não mascaram o sabor com conservantes e aromatizantes químicos, é sabor de verdade, e até você acostumar seu paladar para essa outra dimensão de experiencia culinária leva um tempo, tenha paciência e boa sorte nas combinações!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s