Comidas Caras: O queijo mais caro do mundo

leite de burra5O queijo é um alimento feito a partir do leite de mamíferos como vacas, cabras, ovelhas, búfalas, etc. Ao redor do mundo existem centenas de tipos de queijo com as mais variadas texturas, alguns envelhecidos, outros com bolores, com ervas, defumados, entre outros.

Ele pode ser consumido puro, com geléias ou como ingrediente em alguns pratos, é rico em proteína, cálcio e fosforo.

Para um melhor aproveitamento do sabor e da textura é aconselhável que o queijo seja consumido em temperatura ambiente. Alguns queijos são muito sensíveis a temperatura e derretem muito rapidamente fora da geladeira.

99 queijosE se você é muito fanático por queijo saiba que um australiano venceu uma competição de pizzaiolos italianos com uma pizza com incríveis 99 tipos de queijo. Ele se inspirou nos tartarugas ninja, pois em um episodio eles disseram que uma pizza com 99 tipos de queijo seria uma impossibilidade culinária. Pois bem o pizzaiolo Di Francesco fez vários experimentos, e por fim conseguiu fazer uma combinação perfeita derretendo 94 tipos de queijo em um único bloco e ralando-os para fazer a pizza, e depois ele finaliza colocando mais 5 tipos de queijo para finalizar totalizando os 99 tipos de queijo prometidos nessa iguaria, quem provou diz que é perfeita e você pode sentir os mais variados sabores de queijo ao comer a pizza. Pois é, foi uma edição especial e ele pensa em fazer novamente um dia devido a pedidos, em um único dia ele vendeu 100 pizzas a um valor U$20,00 dólares ou R$60,00 no cambio de hoje. Mas com o trabalho que dá, com certeza não é um sabor que ficará disponível permanentemente no menu. E por este valor com certeza não fazia parte dos 99 tipos de queijo, o queijo especial que vou falar pra vocês agora.

Ok, mas vamos ao que interessa, você sabe qual animal dá origem ao queijo mais caro do mundo? (suspense), (tambores), (musiquinha do Psicose). Uma burra. leite de burra

Isso mesmo gente, o queijo mais caro do mundo é produzido com leite de burra.

O leite de burra diz a lenda, era usado por Cleópatra em seus banhos por conter vitaminas, proteínas e ácidos gordos que estimulam a produção de colágeno na pele humana. Claro que na época ela não sabia dessa propriedades especiais, só sabia que deixava a pele macia e rejuvenescida.

Este queijo é produzido na Sérvia a 80km da capital Belgrado, na Reserva Natural de Zasavica, o quilo chega a custar U$2.600,00 ou seja no cambio de hoje algo próximo a 9 mil reais.

leite de burra2 A raça de burras que produz esse queijo encontra-se em extinção, são as burras balcãs e jennies, são ordenhadas manualmente 3 vezes ao dia, e é necessário 25 litros de seu leite para produzir um quilo de queijo, e cada burra produz algo em torno de 1,5 a 2 litros de leite por dia (enquanto as vacas produzem em torno de 60 litros por dia).

A reserva conta com mais de 130 burras dessas espécies, e eles fazem um trabalho de procriação para aumentar a população dessa raça super rara em extinção.

Em 2013 o tenista sérvio Novak Djokovic simplesmente comprou todo o estoque do ano para sua rede de restaurantes garantindo que esse produto não faltasse para os seus clientes, tornando-se assim o embaixador do queijo de burra.

queijo de burra4Juntando o fator raridade das burras, quantidade de leite que elas produzem, e todos os benefícios desse leite que tem 60% mais vitamina C que o leite bovino e apenas 1% de gordura, isso tudo torna o leite de burra muito especial, e faz o preço do seu queijo ser mais valioso do que ouro, que aliás, é a inspiração para sua embalagem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s