Os melhores livros de culinária dos últimos tempos!

Livros de receitas é algo que eu demorei bastante tempo para começar a investir o meu dinheiro.

Achava todos meio iguais, até que um dia fui numa livraria comprar um presente de aniversário para uma amiga, e passando pela sessão de livros de gastronomia, um me chamou atenção, as fotos eram incríveis, e os pratos muito diferentes, a partir dali comecei a prestar mais atenção nesse tipo de livro, fiz um curso de fotografia para aprender as técnicas de fotografar comida, e adquiri muito livros de gastronomia desde então, desde livros técnicos, até livros de chefes famosos para eu compreender um pouco melhor os sabores e influencias daquele chefe.

Confesso que é muito raro eu usar os livros para de fato copiar as receitas ao pé da letra, as vezes eu copio a carne de um, mas escolho o acompanhamento que vi em outro. O grande ponto da questão é que cozinhar bem é uma questão de saber combinar sabores, saber respeitar o ingrediente e prepara-lo da melhor maneira possível, e ter referencias é muito importante para quem gosta de cozinhar e quer cozinhar bem.

Então hoje eu vou contar para vocês não exatamente os livros que eu acho mais úteis, se você quer livros para comida fácil do dia a dia, escolha os da Palmirinha (tenho e amo) ou os da dona Benta, Rita Lobo diva, serão muito mais úteis para você, mas vou mostrar os mais inspiradores e diferentes da minha coleção.

1- TODOS OS LIVROS DA RACHEL KHOO

Depois de uma certa idade a gente fica meio assim de dizer que é fã de alguém ou alguma coisa, rachel khoomas a Rachel Khoo tem alguns dos livros mais lindos que eu já vi, confesso pra vocês que algumas das receitas dela são assim bemmmmm diferentes pro meu paladar, e meus livros favoritos dela são os Little Paris Kitchen (ou em português versão linda que eu amo! A pequena cozinha em Paris compre aqui) e Little French Kitchen, são os que tem as receitas mais próximas daquilo que conhecemos.

Agora o último livro dela por exemplo My little Swedish Kitchen é uma imersão na culinária sueca, que foge muito das combinações de sabores que sejam familiares ao nosso paladar tropical e latino. Mas dá uma super vontade de experimentar várias coisas, e fico admirada como ela mesmo morando a poucos anos na Suécia, conseguiu aprender tão lindamente essa parte da cultura do marido, esse é um cara de sorte senhoras e senhores.

2- Cartas Amarelas – Gui Poulain

guiEsse livro é de um brasileiro, mineirinho lá de BH, muito talentoso, e pensa num livro lindo? Tanto por ele ser um livro de memórias, quanto pelas receitas que lembram aquelas que nossas avós teriam deixado pra nós num caderninho amarelado de herança.

Os projetos dele são muitoooo legais, porque ele vende os livros num tipo de pré-venda (vaquinha) que patrocina a impressão do livro, quando alcança o valor,  os leitores vão participando de toda a vida que ele dá, aos textos, receitas, fotos, organização do conteúdo do livro, a gente vai acompanhando o livro nascer. E quando está pronto, ele envia, num envelope escrito a próprio punho, com uma letra linda, o livro prontinho recém nascido. Eu disse que ele escreve no final do livro, o nome em agradecimento a cada uma das pessoas que contribuiu na pré-venda (vaquinha), sério é muito carinho.

cartas-amarelas-gui-poulain-3

Além do cartas amarelas, ele tem o desalinho, seu ultimo lançamento, eu comprei o mês passado e segue a mesma linha, mas o cartas ainda é o favorito entre os dois. Sério é a coisa a mais linda, é tudo desenhado a mão, um trabalho lindíssimo e de altíssima qualidade, o livro é maravilhoso e as receitas simples e lindas.

Mesmo se você não tem muitas habilidades na cozinha as receitas são super fáceis, com ingredientes simples, tudo muito bem explicado e fácil de fazer. E eu já falei que o livro é lindo? Sério gente, é de um capricho espantoso, eu amo esse livro, e se você quiser saber qual meu favorito de todos que eu vou indicar, eu diria que esse é um forte candidato a primeiro lugar.

3- Confeitaria Escalafobética – Raiza Costa

Você ama doces? E fazê-los? E se eu te disser que nesse livro você vai encontrar desde um RAIZAconteúdo consistente para aprender a fazer os doces mais maravilhosos, e de bônus você vai encontrar as decorações mais criativas e lindas de um livro de confeitaria que já esteve nessa órbita?

Sério a criatividade da Raiza é coisa de outro mundo, ela é impecável não tem outra palavra, quando ela disser que é o melhor bolo de chocolate do mundo, não duvide nem por um minuto, porque ela já vai ter testado a receita 102 vezes até encontrar aquela ali, perfeita.

O livro (compre aqui)é uma versão em papel dela, espalhafatoso, super colorido, até a lombada é cor de rosa, sério é um livro cheio de vida, cor, RAIZA2e quase dá pra sentir os sabores e cheiros nas fotos, é lindíssimo! Bem escalafobético mesmo!

É claro que a gente se sente completamente incapaz de reproduzir uma receita ou outra, mas é totalmente possível reproduzir as gostosuras se você não cobrar de si mesmo as habilidades de decoração dela. A criatividade dela para decorar os bolos, tortas, mil folhas e demais gostosuras é impecável. 

Cada página ela faz uma verdadeira obra de arte, você não vai encontrar uma simples torta, ou simples bolo, tudo é lindamente decorado.

4 –  Sal Gordura Ácido Calor – Samin Nosrat

Se você não quiser ter um monteeeee de livros de gastronomia, tenha esse e apenas esse, pois ele sozinho dá conta de te ensinar a ser um ótimo cozinheiro. sal gorduraVocê pode encontrar um pouquinho do conteúdo na serie da netflix que leva o mesmo nome. Esse livro definitivamente nasceu pra ser um clássico, tem tanto conteúdo bom, que é impossível você não cozinhar bem depois de colocar o que aprender com ele em prática.

Tem receitas ótimas, mas o mais importante é toda a teoria que ele contem sobre sabor.

A Samin tem um dom, fato, e com esses 4 pilares: sal, gordura, ácido e calor ela te ensina a elevar seu potencial de uma maneira que eu não encontrei em outro livro de gastronomia. Ele vale cada centavo, e o documentário é ótimo também, apensar de ser superficial em relação ao conteúdo consistente que se encontra no livro. Você encontra ele pra comprar aqui.

Bom eu posso indicar mais livros de culinária se quiserem, tenho muitoooossss e espero que tenham gostado das indicações desse post! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s