Chás: Uma introdução a paixão!

Quem acompanha o blog a mais tempo sabe que eu amo café, sempre tomo café das mais variadas formas, em capsula, na prensa francesa, moído na hora, passado no coador, gelado, quente, amo café de qualquer jeito!

Eu também amo chás, e desde a gestação eu passei a tomar mais chás, porque não podia tomar café, e de lá pra cá me aventurei cada vez mais neste mundo.

O chá é uma infusão em água quente preparada com as folhas, flores e raízes da planta Camellia sinensis. Essa planta apresenta chás variados de acordo o processamento utilizado, que pode incluir oxidação e fermentação, que irá se tornar um chá com uma das 6 classificações: chá branco, chá verde, Oolong, chá preto, pu-erh e chá amarelo.

teasApesar da palavra “chá” ser usada popularmente como sinónimo de infusão de frutas, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de Camellia sinensis, quando não tiver a Camellia, o nome certo das infusões é tisana, que são os famosos ”chás” de camomila, erva cidreira, hortelã, maça com canela, etc.

A preparação do chá é muito importante, existe uma maneira correta, uma temperatura ideal para cada tipo, um chá branco deve ser preparado com uma temperatura bem inferior a um chá preto por exemplo.

Mesmo as infusões em sachês é importante saber que não devemos mexer enquanto o sachê está na água.

teacereEnfim posso depois fazer todo um post mais técnico sobre preparação de chá, apesar de não ser nenhuma especialista.

O chá é todo um universo a parte, uma parte muito importante de algumas culturas como a chinesa, árabe, turca, indiana, inglesa e muitas outras.

Existem centenas de estudos que falam sobre os benefícios de tomar chás e infusões de ervas diariamente. Seja para controle de peso, da pressão arterial, colesterol, diminuição da ansiedade, diminuição do apetite, insônia, etc. Quem nunca tomou um chazinho de camomila para dormir melhor?

teable Tenho seguido vários perfis no Instagram sobre o assunto, comprei um livro sobre o assunto, e comprei vários chás que eu não teria encontrado no Brasil por um preço acessível. Se alguém se interessar pelo assunto posso inclusive fazer um post sobre eles, comprei chá da Whittard, Dammann frerés, etc. E posso já compartilhar que gosto mais de blends, misturando ervas, frutas, especiarias, como este na foto ao lado, eu amo um chá preto gelado com limão, chás que misturem frutas e especiarias…

Tenho me aventurado por esse mundo, ainda estou descobrindo o que gosto e o que não gosto, tem muita coisa para experimentar, chá não é somente uma bebida é um estilo de vida, e eu definitivamente quero agregar cada vez mais na minha vida.

E você tem praticado algum hobby ou algum novo interesse ultimamente?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s