Cozinha 101 – Segredos Culinários para facilitar a vida na cozinha!

Todo bom cozinheiro tem seus truques não é mesmo? Receitas centenárias que passam de geração em geração, aqueles segredinhos aqui e ali que fazem toda a diferença no resultado final de uma boa receita.

Mas também é verdade que mesmo para quem está se iniciando nesse mundo de facas e fouets umas diquinhas vão economizar muito tempo, dinheiro e muitas lágrimas então vamos lá:

1- Para o alface durar: Para aumentar o tempo de vida do alface,alface lave bem suas folhas, seque muito bem e guarde na geladeira dentro de um recipiente vedado com uma folha de papel toalha.

2- Para um bolo de chocolate mais leve e escuro: Acrescente 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio na massa.

3-Açúcar de confeiteiro feito em casa:  Está fazendo uma receita e chega na parte onde você precisa de açúcar de confeiteiro e você não tem, tudo bem basta bater o açúcar refinado no liquidificador com um pouquinho de maisena por alguns minutos.

4- Azeite temperado: Se você está evitando os molhos prontos de salada, azeitee não tem tempo para fazer molho fresquinho todo dia, deixe um azeite temperado a mão para temperar sua salada, é super saudável e prático, basta colocar alguns temperos e ervas no azeite como alho, alecrim, pimenta, sálvia, tomilho, orégano e até umas rodelas de limão. Faça algumas combinações até descobrir sua favorita. E vale fazer combinações variadas para usar em diferentes métodos de cozimento, um com temperos mais frescos para salada, um com temperos mais marcantes para carne, e assim vai.

5- Fritar com manteiga sem queimar: Sempre que vai fritar com manteiga elamanteiga fica escura e deixa gosto amargo nos alimentos? Para evitar que a manteiga queime, adicione um fio de azeite ou óleo junto com a manteiga, eles irão aumentar o ponto de fumaça/queima.

6-Lavando as verduras: deixe as verduras de molho em água com sal e vinagre por 10 minutos. Os bichinhos vão subir e facilitar a limpeza.

7-Não tempere com sal: Seja durante o churrasco, seja nos bifes do jantar, não tempere sua carne com sal com antecedência. O sal ajuda a desidratar a carne durante o cozimento deixando-a menos suculenta.

8- Deixando a casa cheirosa: Se fez uma comida que deixou cheiro forte na sua cozinha, e deseja se livrar do cheiro, ou simplesmente quer deixar um cheirinho gostoso na casa, basta colocar água, pau de canela e cascas de laranja e limão para ferver. O aroma irá se espalhar pela casa toda

9-Sobremesas mais saborosas: sempre acrescente uma pitada de sal em suas sobremesas, salessa pequena pitada de sal irá realçar o sabor doce de sua sobremesa.

10- Cozinhar legumes sem perder a cor: Para conseguir que os seus legumes cozidos fiquem mais verdes e mais apetitosos, junte uma colher de café de bicarbonato de sódio ou de açúcar à água e deixe-se surpreender pelo resultado.

Espero que tenham gostado das dicas!

Voltem sempre! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s