10 coisas que aprendi no primeiro mês de introdução alimentar do Lorenzo!

1- O talher correto ajuda

Achar um talher que realmente consiga ajudar você a deixar comidtramontinaa dentro da boca do seu filho é essencial! Eu comprei um conjuntinho que vinha uma colher e um garfo de plástico, era simplesmente desconfortável pra ele e caia mais comida pra fora do que pra dentro. Aí eu comprei um conjunto de inox da Tramontina esse aí do lado, e a colher tem um design diferente que ajuda bastante levar a comida pra dentro da boca do bebê. 

No quesito utensílios você não precisa de muita coisa tá, ele tem um conjunto de talheres, um prato, um copo, uma tigelinha pra por fruta e só. (postei uma foto do conjunto lá no instagram se você ainda não me segue vai lá http://www.instagram.com/danieladadalt). Pra esquentar a papinha sempre esquento numa tigela de porcelana e depois coloco no prato. Eu não saí comprando muita coisa, acho que com o tempo a experiência vai me falando do que ele precisa pra ajuda-lo se adaptar essa nova fase da vida dele.

2- Paciência é uma virtude

Sabe aquele comercial que o menino pede brócolis pra mãe, aquilo é lindo mas não acontece da noite para o dia! É preciso ter consciência que aos poucos é que se chega lá.

3- A quantidade que ele come no momento não é tão importante

Eles comem bem pouquinho no começo viu gente, fazem mais bagunça do que comem, querem pegar, por a mão, esfregar a papinha no corpo inteiro e no rosto, menos comer. A textura pra eles é super estranha no começo então não imponha metas, vá apresentando os alimentos aos poucos para ele, demora um pouco para entenderem que aquilo ali não é brincadeira é para encher a barriga e matar a fome.

4- Não force

Tem coisa pior do que não querer uma coisa e ter alguém te forçando goela abaixo até voce vomitar? N’ao faça a experiência traumática para o seu filho, ele não precisa comer toda a papinha em todas as refeições todo dia para que você saiba que as coisas estão dando certo.

5- Comida morna é mais agradável

Testei diferentes tipos de temperatura e textura e posso afirmar que aqui em casa deu certo a papinha morna, não muito molenga e líquida, mais grossinha, e frutas ele gosta inteiras para chupar. Mas claro que as coisas mudam o tempo todo.

6- Aprender a engolir é a parte mais difícil

Como eu disse no começo a bagunça vai ser desanimadora, Vai bater o mão na tigela, na colher cheia que vai fazer voar papinha pra todo lado. Você vai ficar feliz por 2 segundos que conseguiu colocar uma colher de papinha na boca do bebê e dali um piscar de olhos ele vai cuspir tudo. Não porque não tenha gostado, ele gosta e vai aprendendo abrir a boquinha pra pedir mais, mas no começo ele simplesmente não sabe o que fazer com aquilo e olha passada essa fase em que ele aprende fazer os movimentos de mastigação e engolir, é só alegria. A hora do papa vai passar de 1h de duração para 15 minutos.

7- Introdução alimentar faz sujeira

Prepare-se para se sentir a própria neura, a sua cozinha vai ficar bem caótica, zozo2porque você vai sujar as coisas pra cozinhar, o bebe vai jogar papinha pra todo lado, o cadeirão de papa novinho dali uma semana vai estar com o cinto de segurança manchado de laranjado daquela papinha de abobora. Nunca coleque uma roupa nova, aqui em casa deixo o Lorenzo só de fralda e babador. Já pensou viver com as roupas manchadas de vermelho beterraba? Meu melhor amigo é o rolo de papel toalha e um borrifador com água, álcool e detergente neutro.

8- Pode sim tomar banho depois de comer

Eu dei uma boa pesquisada neste assunto e olha não precisa ficar com medo de indigestão, ela só acontece em caso em que o corpo sofre choque térmico, ou seja se você for dar um banho muito quente ou muito frio no seu bebê. O que nem é ideal. Depois de comer e estar com o cabelo cheio de resto de cenoura com espinafre, um banho morninho é o ideal para começar a rotina da hora do sono.

9- Só tente dar papa se ele estiver calmo

É até recomendado dar um pouquinho de leite pra ele antes de tentar dar papinha, ele ainda não sabe que a papinha mata a fome, então vai ficar muito irritado de estar de mandando todos os sinais de que está com fome e você não dar o leitinho dele e ficar tentando enfiar aquelas coisas estranhas na boca dele. Dê só um pouquinho de leite, mas não o suficiente pra ele ficar satisfeito só o suficiente pra ele se acalmar e você colocar ele no cadeirão e dar o papá. Não esqueça de dar um pouquinho de água também umas horas depois da refeição ou no decorrer do dia. Isso manterá o intestino dele funcionando melhor com a introdução dos sólidos.

10- Não desista fácil de um alimento nem disfarce seu sabor

Ele pode fazer maior careta pra cenoura no primeiro contato, e no segundo, zozoterceiro e quarto também. Isso não significa que ele não gosta de cenoura. Nos livros que eu li diz que precisamos tentar pelo menos 15 vezes um alimento antes de desistir. Claro que ninguém gosta de tudo e todos os vegetais do planeta, mas não desista de primeira ok? Não precisa começar inventar maneiras mirabolantes pra esconder o sabor daquilo que você acha que o bebê não gosta, e olha pela minha experiência desse último mês, não precisa de 15 vezes pra ele se acostumar com o sabor e textura de alguma coisa, só um pouquinho de paciência ok?

Bônus

Não se preocupe tanto, você tem pelo menos até seu bebê completar um ano de idade para ajuda-lo nessa jornada, o alimento principal dele até lá será o leite, seja materno ou artificial. Ele não vai passar forme se der uma colherada na papinha e se recusar a comer mais. Não se pressione, não existe um alvo nas suas costas que diz que ao completar um ano seu bebê precisar estar comendo de tudo. Cada bebê no seu tempo não coloque pressão nem em você e nem no seu bebê, comer é uma delícia e ele vai aprender isso num futuro próximo.

Se você estiver passando por essa fase com seu bebê me conta sua experiência ou se você tiver alguma dica pra me dar será muitoooo bem vindo!

Obrigada pela visita e volte sempre! 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s