#SugarFreeFebruary! Fevereiro sem açúcar!

Quem aí topa um desafio???

acucarEu não curto muito dietas restritivas sabe, vou confessar que acho muito difícil escolher entre ser low-carb ou paleo, Atkins ou Dukan, e toda restrição a longo prazo me faz mais mal do que bem. E por favor não me venha com o discurso da reeducação alimentar, muita gente faz uma das dietas acima restringindo carboidrato e etc e chama de reeducação alimentar. Eu sei a diferença amigas.

Em dezembro uma blogueira gringa que eu sigo fez o desafio do janeiro sem açúcar e eu parei pra pensar que mesmo eu sendo diabética o açúcar faz bastante parte do meu dia a dia, e resolvi copiar o desafio dela.

O consumo do açúcar se tornou tão banal que a gente engole uma barrinha de chocolate depois do almoço sem pensar duas vezes.

No final de 2017 já fiz uma super mudança na minha vida, eu parei de tomar refrigerante, não digo que será para o resto da vida, porque apesar de todos os argumentos sobre o quanto coca cola faz mal, eu sinto falta de tomar uma coca cola gelada. Mas meu compromisso é ficar ate meu aniversário sem tomar nenhum gole.

Sofro mas estou cumprindo. E provavelmente nunca mais vou tomar livremente e sem limites como era antes.

As moderações na alimentação já me ajudaram a ficar sem o remédio que eu tomava diariamente para minha diabetes, mas sei que ainda posso melhorar mais.

Não por uma questão de vaidade, nem por uma questão de perder peso (mesmo que centímetros serão diminuídos na pança ficando um mês sem açúcar), quero fazer isso por uma questão de saúde, acho que depois de um tempo sem açúcar vai ser possível avaliar melhor minha relação com esse pozinho branco mágico que está em todas as comidas mais deliciosas do mundo! Até naquelas que você nem imagina, tipo molhos de tomate, molhos de salada, massas, enlatados, embutidos, pães e etc.

Aqui vão 7 dicas pra mim mesma e pra você se quiser seguir comigo nessa jornada:

1-Planeje suas refeições, se você fica muitas horas sem comer seu corpo começa a ter picos de insulina e tudo que você vai querer é um pedaço grande de bolo de chocolate.

2- Se você realmente precisa colocar açúcar em alguma coisa (não durante esses 30 dias sugar free, mas numa vida pós desafio), escolha uma opção menos pior do que o açúcar branco refinado.

3- Se você estiver com muita vontade de comer um doce, coma uma fruta!

4- Coma nozes, amêndoas, macadamias, amendoins, e etc as variedade de nozes combinadas com uma fruta diminuem a velocidade da liberação de açúcar no sangue e balanceiam os níveis de açúcar do corpo.

5- Esteja consciente de que a primeira semana será extremamente difícil! Não desista, até que seu corpo perca esse vício você terá picos, e se sentirá mal, totalmente sem energia por diversas vezes, isso tudo faz parte da desintoxicação.

6- Diminua a ingestão de carboidratos, escolha com sabedoria, opte pelas opções integrais, carboidrato branco (pão francês, pão de forma branco, macarrão, arroz branco, etc) vira açúcar quase instantaneamente no seu corpo.

7- Não desista tão facilmente, é difícil sim, mas se fosse fácil não se chamava desafio. Se se sentir mal ou desanimada procure artigos e documentários sobre os danos que o açúcar causam no nosso organismo para se motivar a cumprir pelo menos os 30 dias. Existem pesquisam que fizem que tumores cancerígenos se alimentam de açúcar. Vale a pena tomar esse choque de realidade se pensar em desistir no terceiro dia.

Já confessor de anti-mão que uma vez ao dia irei ingerir uma colher de chá de açúcar no meu café, meu café adoçado com açúcar é algo que simplesmente não vai rolar abrir mão. Café é meu combustível, meu mal necessário, o que me ajuda seguir até o final do dia quando a noite foi longa e com o sono picado.

Pode ser que eu post foto de algo que leve açúcar durante o mês de fevereiro, mas os posts aqui são agendados então isso não quer dizer que eu burlei o desafio ok?

Se você decidir fazer esse desafio comigo, deixa um comentário aqui, ou em uma das minhas redes sociais, será um prazer ter parceiras nessa jornada sugar free. Compartilha comigo suas dificuldades e se tiver alguma dica também é muito bem vindo.

Obrigada pela visita e volte sempre!

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários

  1. Sigo essas dicas há mais de 2 anos. Há cinco anos não tomo refrigerante. Uma dica: depois de aprender a parar de tomar refrigerante (nenhum deles, nem o diet), tomar café, suco de limão e de maracujá sem açúcar e comer chocolate com pelo menos 70% de cacau, fica tudo mais fácil!
    Depois disso abri mão dos carboidratos de rápida absorção (farinha e açúcar brancos) e optei por integrais.
    Hoje também não ingiro mais leite e minha fonte de cálcio é casca de ovo de galinha de quintal e sardinha

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s