10 dicas para reduzir o consumo de açúcar!

acucar3

Para mim uma das maiores dificuldade em seguir uma dieta é cortar o açúcar porque eu amo um docinho!

Esse mês fazendo meu check-up anual me deparei com um resultado um pouco assustador uma pré diabetes. E isso me chocou um pouco porque ninguém na minha família tem diabetes e apesar de amar um docinho eu tento ser uma pessoa controlada.

Mas com esse resultado medidas drásticas estão sendo tomadas e aqui vou compartilhar com vocês 10 dicas que eu peguei de pessoas, sites, livros e etc, que foram váriassss mas essas são as 10 que realmente estou conseguindo seguir e que realmente tem feito diferença para mim.acucar2

  1. Não tome refrigerante – Eu sei que é difícil, eu por exemplo não deveria mas gosto de tomar coca-cola, principalmente de fim de semana acompanhado de alguma gordice tipo um hambúrguer ou pizza. Antes desse resultado eu tomava todo dia, junto com a refeição, mas agora eu tomo só no final de semana e um copo só. Beber uma latinha de refrigerante todos os dias resulta na ingestão de um quilo de açúcar no fim do mês, e isso é muita coisa. E não adianta substituir por sucos de caixinha ou outras bebidas industrializadas viu gente, tem que cortar tudo mesmo. Ultimamente eu me restrinjo a suco natural de fruta, se não, é água gelada mesmo, ás vezes com limão, ás vezes só água mesmo. A pele agradece e a pança também!
  2. Esqueça a sobremesa – aquela vontade de um docinho depois do almoço ou do jantar é o que mais ajuda a gente cair em tentação. Uma das dicas que tem dado certo é comer fruta logo após a refeição, principalmente mamão e abacaxi que ajudam na digestão, não é um brigadeiro mas quebra um galho!
  3. Leia o rótulo! – Muitos alimentos que a gente nem imagina tem açúcar em sua composição, tipo salsicha! Pois é! Então evite industrializados eles costumam colocar açúcar em tudo! Barrinha de cereal por exemplo nem sempre é tão saudável quanto a gente pensa, algumas são puro açúcar! acucar-1
  4.  Maneire no açúcar – Sim nem todo mundo é doido por brigadeiro, mas sem perceber ingere muito açúcar porque coloca em todos os cafezinhos/chás/sucos que toma durante o dia, vá cortando a quantidade que você costuma colocar, eu já bebo sucos e chás sem açúcar mas o cafezinho… é difícil!
  5. Mastigue chiclete sem açúcar – o chiclete sem açúcar pode ser um grande aliado na hora que bater uma vontade de doce. Só evite mascar chiclete de estomago vazio, porque se não você vai arrumar outro problema: gastrite!
  6. Evite fast food – Se for muito difícil pra você cortar totalmente tente comer no máximo uma vez por semana, fast food além do alto teor de sódio tem alto teor de açúcar nos molhos e embutidos. Nada bom! Você pode sempre tentar reproduzir versões mais saudáveis em casa, aqui no blog mesmo tem receita de hambúrguer saudável e molhos saudáveis! dorme
  7. Pode parecer uma dica nada a ver mas juro que tem uma explicação científica! A dica é durma bem! Dormir o suficiente é uma boa maneira de ajudar a diminuir a resistência à insulina do seu corpo. Você pode notar que você tem maior açúcar no sangue quando você não dorme o bastante. O sono ruim e o açúcar elevado no sangue são um um ciclo vicioso. Se seu açúcar no sangue fica muito alto, você não dorme bem, e quando você não dorme bem, seu açúcar no sangue continua a subir. Tome um chá sem açúcar e vá para cama!
  8. Se mexa! – Sim infelizmente não tem mágica, você precisa levantar a bunda do sofá e fazer seus 30 minutos diários de exercício. Eu seria hipócrita de vir aqui dizer que faço todos os dias meus exercícios, não faço! Minha vida é corrida, entre trabalho, casa, marido, blog, comer, dormir e ir ao banheiro eu me desdobro pra encaixar 30 minutos pra mim mesma e poder fazer uma caminhada. Eu odeio academia, acho um super desperdício de dinheiro, tenho em casa alguns aparelhos, infelizmente ainda não tenho uma esteira, mas geralmente o que eu faço é, eu vou dar uma caminhada na rua, já que não aguento correr e depois volto pra casa e faço algumas séries de exercícios com os aparelhos que tenho. Não é todo dia, mas eu estou mesmo tentando me movimentar mais, o difícil é começar, mas depois que você deu o primeiro passo considere a batalha do dia ganha!  carbs
  9. Diminua a quantidade de carboidrato – infelizmente algumas das coisas mais gostosas dessa vida são carboidrato! Pão, massa, pizza, arroz, sushi, batata e etc, isso tudo é carboidrato que quando cai na sua corrente sanguínea vira açúcar. Então diminua esses alimentos no seu dia a dia, isso ajudará muito a diminuir o açúcar no sangue.
  10. Como fibras – Inclua alimentos ricos em fibra no seu dia a dia, a fibra ajuda a reduzir o açúcar no sangue, regula o intestino, e garante a sensação de saciedade por mais tempo. Aquele mingau de aveia que você comia quando era criança ainda é uma ótima opção, você pode incrementar colocando uma colher de cacau em pó, frutas picadas como morango e banana. Pode colocar algumas nozes, castanhas e amêndoas picadas com um pouco de mel. Enfim o importante é aumentar a ingestão de fibras e dá pra fazer isso de maneiras deliciosas!

Espero que essas dicas ajudem vocês como tem me ajudado, se você também tem ou conhece alguém com esse tipo de problema compartilha comigo aqui ou nas redes sociais, dicas são sempre bem vindas! Obrigada pela visita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s