Chá pra toda hora!

hora do cháNão é muito costume de nós brasileiros tomar chá, acho que até pelo clima tropical, sempre muito calor ninguém nunca pensa nossa que vontade de tomar um chá, é mais comum ouvir nossa que vontade de tomar uma cerveja gelada! hahahaha

Mas desde criança sempre via minha avó tomando chá e café, ela era aquele tipo de pessoa que sempre achava que qualquer coisa podia ser melhor depois de uma xícara de chá (ou de café). Então eu cresci uma verdadeira apreciadora dessas duas bebidas mágicas.

Ouve um tempo em que eu tinha terríveis crises de gastrite e tive que reduzir bastante a quantidade de café que eu bebia, entre as horas sem dormir correndo do trabalho pra faculdade e as noite a dentro estudando, e no dia seguinte acordar cedo pra trabalhar tudo de novo, o café era meu melhor amigo. Então eu passei a tomar muito chá pra substituir de alguma forma.

Essa sempre foi uma forma que eu usei também para alcançar meus dois litros de água por dia, afinal eu tomo o chá sem açúcar, raramente uso um pouco de mel, mas nunca açúcar.

Enfim, eu tenho algumas combinações que são minhas preferidas para o ano todo e vou compartilhar algumas aqui com vocês, mas aviso desde já além de fazer muito bem pra saúde vicia! Mas aquele tipo de vício bom, porque a milhares de anos os chás são usados como tratamento para muitas doenças. E além de tudo ele te refresca no verão e te aquece no inverno.

Antes de falar meus preferidos vou falar pra vocês um pouco sobre chás.

chá
Existem cinco tipos de chá: o verde, branco, preto, azul e amarelo. Eles se originam da mesma planta: a Camellia Sinensis, que é encontrada apenas em países Asiáticos e também em alguns locais de altitude elevada. O que diferencia o gosto de cada um é a forma como a planta é processada. Abaixo uma tabelinha sobre a composição de cada tipo, a temperatura que a água (de preferencia filtrada) deve estar e o tempo de infusão. Se você não conseguir medir a temperatura pelo menos não deixe a água ferver de borbulhar, quando ela começar a formar pequenas bolhinhas está no ponto.
Chá verde: é quando a folha é seca e sem oxidação; até 85º e 1 a 2 minutos de infusão;

Chá branco: quando é usado o broto da planta sem ela estar totalmente madura;até 80º e 3 a 5 minutos de infusão;

Chá preto: quando a folha é 100% oxidada; até 90º e 3 e 4 minutos de infusão;

Chá azul ou Oolong: só quando é parcialmente oxidada;  até 90º e 3 a 4 minutos de infusão;

Chá amarelo: é feito da folha secada em um papel que transfere um tom dourado – muito caro e difícil de ser encontrado no Brasil; até 85º e até 4 minutos de infusão.

Quando é feita uma mistura desses chás com outros ingredientes, como hortelã, camomila, frutas vermelhas, laranja, canela e etc; a bebida torna-se um blend. Se há utilização somente de frutas, ervas ou especiarias, sem a Camellia Sinensis, será apenas uma infusão.

  1. O chá que eu mais consumo é o chá mate gelado com tealimão e ás vezes também coloco umas folhinhas de hortelã. Essa combinação de chá é um ótimo substituto para o refrigerante, se você não se acostumar a tomar totalmente sem açúcar coloque um pouco de mel.  Deixe na geladeira e sirva com umas rodelas de limão, geralmente eu faço o suficiente para uns 2 dias, e o gosto no dia seguinte está ainda melhor porque pega mais o gostinho do limão. Lembrando que mate tem cafeína então mesmo nas noites de verão eu evito esse chá algumas horas antes de ir para a cama para não perder o sono. Onde eu moro é super calor 11 meses do ano então eu costumo fazer mil e uma versões de chá gelado mas essa é a favorita.
  2. gengibreComo disse ali em cima eu tenho um probleminha de estomago de vez em quando, e quando fico com indigestão, ou como além da conta e me sinto estufada eu gosto de tomar chá verde com hortelã e gengibre. Geralmente eu apenas deixo umas rodelas de gengibre e umas folhas de hortelã em infusão no meu chá verde. É ótimo para tirar aquele gostinho amargo do chá verde. E realmente me sinto melhor depois de um tempinho.
  3. maçaOutro combinação que eu amo é de maça com canela, simplesmente cozinho maças com pau de canela por uns 7 a 10 minutos e deixo esfriar um pouco. Dizem que é emagrecedor, eu nunca tomei com esse proposito. Mas a maçã possui diversas propriedades, auxilia o processo digestivo, é depurativa do sangue, rica em fibras, ferro e é antioxidante. Já a canela é um ótimo agente anti-inflamatório, antibacteriana, expectorante, antiulcérico, além de melhorar a circulação e a digestão. Portanto esse chá não deixa de ser uma combinação desses benefícios. E é muito gostoso!
  4. Meu chá de inverno favorito é de camomila com mel e baunilha. Faço com chá de camomila, coloco um pouquinho de mel e umas duas gotinhas de baunilha. Fica muito bom! E me aquece no inverno e é ótimo pra tomar antes de dormir. Relaxante!

Bom essas são minhas dicas de chá! Eu já fiz um post antes sobre café, onde explico a maneira correta de preparar e conto sobre os cafés mais caros do mundo. Você pode ler aqui.

tea2                      Obrigada pela visita e volte sempre! Bom chá pra você nesse inverno!

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s