Qual o jeito certo de fazer café? E qual o café mais caro mundo?

Hoje mais uma curiosidade culinária do que uma receita, eu gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que vi, li e aprendi por aí, sobre esse queridinho dos brasileiros. Eu como boa brasileira adoro um café! Tomo desde pequena, no começo era bem mais leite do que café, porque né criança não deve tomar muito, mas ao longos dos anos meu café com leite foi ficando cada vez mais pretinho, até eu finalmente provar café puro e outras variedades.

O café brasileiro é considerado um dos melhores do mundo e fica no top 10 dos mais caros do mundo, então a gente tem mais do que a obrigação de saber fazer um bom café.café4

Então vamos lá:

A água utilizada deve ser apenas aquecida – não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café.

Verifique sempre a data de validade, caso você não tenha um moedor para comprar o café em grãos e moer na hora antes de fazer, pelo menos tente comprar café moído o mais fresco possível. O café moído se deteriora com muita facilidade, então procure evitar que fique em contato com o ar ou umidade, potes herméticos são a melhor opção.

Para uma melhor conservação do café em garrafas térmicas ele deve ser colocado na garrafa sem açúcar, e nunca em hipótese alguma coloque o açúcar na água ou junto com o pó.

café5Coloque o pó de café na água quente antes de ferver, mexa com uma colher até fazer um creme na superfície. Pode-se também colocar o pó no coador, umedecendo o pó e depois despejando a água ao pouquinhos para que passe um fio de água pelo pó.

Se os coadores de pano forem novos você deve fervê-los em água com café para retirar a goma ou outros resíduos da fábrica e assim eles irão adquirir o aroma do café.

Após serem utilizados, os coadores de pano devem ser lavados somente com água e jamais com detergentes, alvejantes ou qualquer produto químico.

Não deixe a água ficar mais do que 4 ou 6 minutos em contato com o pó se não o café sairá amargo.

Quando estiver usando filtro de papel comece pelas laterais.

Quanto mais lentamente você despejar a água no pó, mais preto ficará o café, no entanto não exceda a regra dos 4 a 6 minutos ou o café ficará amargo.

café3E lembre-se quanto melhor a qualidade do grão, melhor será o sabor do café os melhores baristas, que são os profissionais especialistas em café, dizem que um bom café não precisa nem de açucarç

E falando em grãos de qualidade você sabia que o melhor café do mundo é recolhido das fezes de um animal? E existem ao redor do mundo algumas variações dele inclusive aqui no Brasil

O Kopi Luwak ou Café Civeta é produzido com grãos de café extraídos das fezes do civeta. Este processo de coleta de grãos em fezes de civeta acontece na Indonésia e nas Filipinas. No Vietnã existe um café que passa por um processo similar chamado Weasel Coffee, que possui grãos que foram defecados por doninhas. No Brasil, existe ainda um café colhido das fezes do Jacu, uma ave originária da América do Sul.caféProduzido desde 2006 em uma fazenda do estado do Espírito Santo, o Jacu Coffee nasceu de um problema grave: a safra de café costumava ser devorada por bandos de jacus. Como a solução para o caso era bastante demorada e dependia da autorização e do aconselhamento de órgãos ambientais, Henrique Sloper, da Fazenda Camocim, resolveu se inspirar na história de sucesso do Kopi Luwak e tentar transformar aqueles “dejetos” em produto.

café2E o mais caro de todos, a um preço de U$1.100,00 dólares por quilo ou R$3.200,00 reais no cambio de hoje, é produzido no norte da Tailândia utilizando grãos de café da variação Arábica que foram consumidos por elefantes e recolhidos das fezes. Esse café conhecido como Black Ivory tem um sabor único devido ao ácido presente no estomago dos elefantes que rompem as proteínas do grão.

Bom eu não faço questão de ser um grão tão exótico assim, e se for gelado e com caramelo melhor ainda!

E você, aceita um cafezinho aí? Não me diga que está com nojo! Na pior das hipóteses, você pode tentar adoçá-lo com vômito de abelha, produto conhecido comercialmente como “mel”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s