Receitas: Pasta de amendoim caseira (paçoquita cremosa)

pasta de amendoim4Quem me conhece pessoalmente ou leu sobre mim na página de apresentação sabe que eu já morei nos Estados Unidos, e quando eu morei lá ainda não tinha chegado aqui no Brasil essa febre de pasta de amendoim que vivemos hoje. Por lá achava meio exagero a pessoa comer um sanduíche de geleia com pasta de amendoim no almoço ou no jantar ao invés de arroz com feijão, mas depois de um tempo eu mesma comecei a curtir as mais variadas combinações feitas com pasta de amendoim.

Lá na Terra do Tio Sam as pessoas comem pasta de amendoim com tudo, frutas, pães, geleias, qualquer hora do dia, e é comum achar aqueles potes de um quilo no supermercado por preços super acessíveis, tudo orgânico e 100%natural.

Mas já aqui nas terras Tupiniquins essa delícia não é tão barata, e não é facilmente encontrada em qualquer supermercado, o mais próximo que temos é a famosa paçoquita cremosa, mas pagar 8 reais num potinho de 180 gramas não é muito atrativo. Ou algumas opções de pasta de amendoim que chegaram agora no mercado a maioria encontrada em lojas de produtos fitness que é a galera que mais consome esse produto. Então eu tive que me virar nos 30 pra recriar o mais próximo possível de sabor, a um preço justo e de um jeito fácil de fazer.

A pasta de amendoim é uma ótima fonte de energia, pois é rica em calorias com uma quantidade boa de nutrientes. Ele contém proteínas e gorduras monoinsaturadas saudáveis, o que lhe dará a energia que você está procurando. Além disso, a manteiga de amendoim tem outros nutrientes, incluindo vitamina E, B3, ferro, potássio, cálcio, triptofano, magnésio, manganês além de fibras e antioxidantes.

Mas claro que isso depende de você fazer sua própria pasta de amendoim sem agentes químicos como as industrializadas tem cheias de conservantes, e também escolhendo um bom amendoim de preferência orgânico livre de pesticidas e outros químicos que podem ser usados no cultivo. Eu sei que não é fácil encontrar amendoim orgânico, então se você só encontrar do comum no supermercado já serve, só de não ter conservantes já é ótimo.

Pasta de amendoim caseira (paçoquita cremosa)    

Tempo de preparo: 40 minutos

Tempo de cozimento: 30 minutos

Rendimento: 500 gramas

Ingredientes

500 gramas de amendoim cru descascado

1 pitada de sal

5 colheres de açúcar refinado (opcional pode ser substituído por outros adoçantes como mel, demerara, etc)

4 colheres de óleo de canola (opcional pode ser substituído por outro óleo neutro de sua preferência como óleo de amendoim, óleo de coco ou outros)

Modo de Preparo
Espalhe os amendoins em uma forma e leve ao forno a 220 graus em torno de 30 minutos, a cada 10 minutos retire do forno e mexa os amendoins, se não remexer os que estão embaixo ficam dourados e os do meio ficam sem assar. Quando ele estiver de um tom dourado claro pode retirar do forno. Cuidado para não deixar queimar, se não a pasta de amendoim pode ficar amarga.
Com o amendoim ainda quente leve ao processador, ele ainda quente solta um óleo que facilita o processo de torná-lo cremoso, se não tiver processador não tem problema pode usar o liquidificador, mas coloque o amendoim aos poucos, pois se colocar tudo de uma vez fica muito pesado e o liquidificador não dá conta. O amendoim primeiramente vai virar uma farofa, mas continue batendo em velocidade baixa até que vire uma pasta. Algumas pessoas com dietas extremamente restritivas preferem consumir a pasta de amendoim desta maneira apenas o amendoim, mas eu prefiro um pouco mais doce para comer com frutas e um pouco mais cremoso para espalhar no pão e comer com geleia ou (nutella! nos dias de gordice hahaha), então depois que já está pastoso eu coloco uma pitada de sal que eleva o sabor do amendoim e 5 colheres de açúcar refinado que pro meu paladar não deixa muito doce, você pode colocar mais ou menos de acordo com seu paladar coloque aos poucos e vá testando.  

Adicione também 4 colheres de óleo para ficar bem cremoso você também pode colocar mais ou menos óleo de acordo com sua preferência de cremosidade, se estiver usando liquidificador bata em duas partes. Depois de pronto coloque em um pote de vidro e leve a geladeira, essa receita pode durar até 2 meses na geladeira mas duvido muito que demore tudo isso para acabar. Experimente com pedaços de maça ou banana. Bom apetite!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s