Receitas: Pipoca saudável perfeita com manteiga igual de cinema

pipoca2Pipoca é um daqueles alimentos que dificilmente você encontra uma pessoa que não goste!

É um alimento saudável, tem antioxidantes, é boa para o sistema imunológico, contém ômega 3 e tem também uma boa dose de fibras.

Mas todos esses benefícios só estão presentes se a pipoca for feita de maneira saudável. Comer pipoca de microondas não é saudável de jeito nenhum.

A pipoca de microondas aquelas de saquinho com aromatizante e sabor artificial de manteiga contém mais calorias, mais sódio, muito mais gordura e menos fibras do que o milho para pipoca.

Sem contar que contém uma alta dose do composto químico diacetila presente no vapor da pipoca, que dá o aroma artificial de manteiga, que deixou doente os operários de uma fábrica nos estados unidos que desenvolveram bronquiolite obliterante, alguns casos chegam a ser tão graves que a pessoa precisa fazer transplante de pulmão, e muitos desses operários morreram na fila do transplante de órgãos.

A alguns anos os fabricantes de pipocas dizem ter abandonado o uso deste componente, que também podia ser encontrado na fabricação de batatas chips por exemplo.

Mas se você pode facilmente fazer uma comida saudável e com menos sódio e gordura por que comprar um saquinho de pipoca que rende uma porção e custa quase a mesma coisa que um saquinho de milho que rende varias porções?

Vamos ao modo de preparo que eu vou te dar duas opções na panela e no microondas, eu faço sempre na panela do jeitinho tradicional que vovó ensinou, mas pra quem é master preguiçoso tem a outra opção:

Pipoca saudável e perfeita de microondaspipoca

1/2 xícara de milho para pipoca

1/2 xícara de água

pitada de sal

Modo de Preparo

Coloque em um refratário próprio para microondas, tenha certeza que o recipiente não é vidro comum pois o milho vai chegar a uma alta temperatura e pode quebrar a tigela de vidro comum, misture o milho, água e sal, tampe com tampa própria para microondas ou cubra com um plástico filme ou pode até mesmo usar um prato que possa ir ao microondas mas novamente peço para que tenha certeza que o prato é resistente a microondas. Coloque no microondas na potência alta por mais ou menos 5 minutos, vai depender do seu microondas, fique de olho e deixe até que estourem todas. Verifique se ela parou de estourar e desligue. Se não estourar tudo pode colocar mais alguns minutos. O tempo pode ser que demore mais ou menos depende do seu microondas.

Pipoca saudável e perfeita de panela (tradicional)pipoca3

3 colheres de sopa de óleo de canola (ou outro de sua preferência)

1/2 meio copo de milho para pipoca

sal a gosto

Modo de preparo

Coloque 3 colheres de sopa de óleo de canola e espalhe pela panela, coloque três grãos de milho no óleo e espere espocar. Quando o terceiro grão tiver espocado retire a panela do fogo e coloque o resto do milho espere 30 segundos assim todos os grãos terão a mesma temperatura quando forem para o fogo e volte a panela para o fogo e mexa. Deixando a tampa um pouquinho aberta para sair o vapor e a pipoca não ficar molenga. Coloque apenas milho o suficiente para que todos eles fiquem em contato com o óleo e o fundo da panela. Assim todos os grãos irão estourar uniformemente. Pronto!

Manteiga para pipoca de cinemapopcorn

A manteiga do cinema eu faço o seguinte, coloco duas colheres de manteiga sem sal em fogo médio, quando ela começa a derreter forma uma espuma branca por cima, eu retiro toda a espuma e deixo só a manteiga amarelinha, coloco uma pitada de sal e uma pitadinha de açafrão pra dar uma corzinha e jogo por cima da pipoca.

ghee 1

ghee2

Essa técnica chama-se clarificar a manteiga, hoje alguns mercados já vendem manteiga clarificada. Também conhecida como manteiga ghee. Tem que ser paciente e realmente tirar todos os resíduos brancos que vão se formar enquanto a manteiga ferve. Para uso culinário geralmente deixa-se esfriar, ela pura sem sal e sem nada tá, e coloca em um pote e usa ela como substituto para os pratos que usariam manteiga ou algum tipo de gordura. Retirando essa espuma você tira todos os resíduos lácteos, sendo uma ótima opção para quem tem intolerância. Além de não ter lactose, nem sal ela também não faz fumaça em altas temperaturas.

Espero que aproveitem essa dica de pipoca para curtir um filminho nesse friozinho, ainda mais com o dia dos namorados se aproximando. Ou arrase com essa pipoca nas festinhas juninas que sempre tem nessa época do ano! E bom apetite!

Anúncios

2 comentários

  1. nao tem nada de saudável nessas pipocas 😦 Para fazer uma pipoca verdadeiramente saudável eh óleo de coco ou água, na panela e o milho. Já foi comprovado que o óleo de canola e esses outros ‘alternativos’ não tem nd de saudável, qnd aquecidos então muito pior. Os óleos devem ser de origem vegetal e NÃO TRANSGENICO, o óleo de canola é extremamente mutado. A pipoca (ou qqlr outro alimento) nunca devem ir no microondas, pois ele é cheio de ondas e raios que prejudicam a saúde. Quanto à manteiga achei uma boa dica, se for consumir manteiga que seja manteiga e nao margarina, natural, orgânica, tipo aquela aviação, essa manteiga qnd aquecida vira gordura saturada o que eh bom pra saúde. Dicas numa boa de quem tem pesquisado mt sobre isso, bjinhos 😉

    Curtir

    • Olá Nathalia! Obrigada pela visita! Sim deixei claro no post que prefiro a feita na panela. Eu nem tenho microondas pra te falar a verdade mas procuro dar sempre opção mais fácil pra quem está chegando agora na cozinha e ainda não tem mta pratica no assunto. Pra quem teve hábitos errados a vida inteira já acho uma grande vitória a pessoa fazer a própria pipoca ao invés da industrializada de microondas. Quanto ao óleo eu tenho muita dificuldade de encontrar óleo de coco aqui em minha cidade e quando encontro é bem caro. Então acho que em quantidades limitadas e com bom senso não vejo problema de usar canola e girassol. A maior parte das minhas receitas vai azeite, manteiga ou óleo nenhum. Tem um post inteirinho aqui falando sobre manteiga vs margarina que você ia gostar. Mais uma vez agradeço seu comentário e sua visita! Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s