Qual a diferença entre manteiga e margarina?

ManteigaVsMargarinaDe vez em quando principalmente quando eu não janto na noite anterior eu acordo com muita fome, e como não temos costume de tomar café da manhã em casa, como a maioria dos brasileiros eu passo na padaria que tem a caminho do trabalho, e hoje de manhã eu estava comendo meu pãozinho francês com manteiga e me veio a idéia de compartilhar com vocês porque eu como pão com manteiga, e só compro manteiga para minhas receitas e nunca margarina. Nunca.

No começo eu escolhi a manteiga porque o sabor me agrada mais, mas depois de ler sobre as duas percebi que essa também era a escolha mais saudável. Você deve fazer o teste do sabor com os alimentos também, coloque um pouquinho de manteiga pura na boca, você vai sentir o sabor da gordura porém vai prevalecer o gostinho do leite, já a margarina só tem gosto de gordura muito desagradável.

A manteiga é de origem animal, nada mais é do que nata de leite batida. Também é comum ser feita com creme de leite. Sal e algum corante natural. Já a margarina é de origem vegetal, e são óleos que passam por processos industriais complexos.

manteiga ingredientesmargarina

 

 

 

 

 

 

Em questão de calorias as duas são praticamente iguais. A maior desvantagem da margarina é a presença da gordura trans que é extremamente nociva a nossa saúde e também todos os outros químicos adicionados para melhorar o sabor, a textura, o cheiro e até a cor da margarina.

Pra mim a decisão de consumir manteiga e não margarina parte do principio de que por mais que a manteiga também tenha gordura ela é totalmente natural, já a margarina é processada e contém produtos químicos em sua composição, e meu lema é: se é difícil de pronunciar será difícil para seu corpo processar.

manteiga francesaA melhor manteiga do mundo claro é a francesa, os franceses consomem em média 8 quilos de manteiga por ano per capita, vocês acham pouco? Só para vocês terem uma comparação aqui no Brasil nós consumimos meio quilo por ano per capita. Engana-se quem pensa que os franceses tem colesterol alto, mesmo com toda essa manteiga, queijo e creme de leite fresco que os franceses adoram são uma das nações com o menor índice de doenças cardíacas do mundo, isso gerou estudos entre médicos e nutricionistas sobre o famoso paradoxo francês.

A melhor manteiga da frança se chama Le beurre Bordier produzida por Jean­ Yves Bordier, mais conhecido como o rei da manteiga. Ela é feita com leite orgânico de maneira totalmente manual, tem o sabor tradicional com e sem sal, e também as mais complexas variações como baunilha, algas marinhas, sal defumado, etcbeurre bordier

Temos no Brasil muitas manteigas artesanais boas faz tempo que não compro artesanal para poder indicar, tenho comprado aquela manteiga comum de tablete que achamos no mercado. E hoje claro as pessoas tem consumido muito mais azeite do que manteiga o que também é ótimo para a saúde sem excessos.

Só quero com esse post dizer a vocês que não acreditem em tudo que escutam por aí, margarina não é boa pro coração, leia os rótulos e tome suas próprias decisões. Levando sempre em consideração que quanto mais natural melhor.

bread winePão com manteiga não é só comida de café da manhã. Investir em uma boa manteiga vale muito a pena para criar momentos especiais. Nada como uma taça de vinho, um pão e uma manteiga de boa qualidade para encerrar o dia, eu juro! Se tiver um queijinho também ótimo! Pra que sujar panela se você pode simplificar? Coloque as crianças na cama cedo, chama o benhê para esse momento gourmet e Bom apetite!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s