Receitas: Macarrão penne ao molho rosa com camarão

penne 2Pratos com camarão são uma delícia, eu morro de dó de quem tem alergia de crustáceos porque tem algumas receitas como essa de hoje que são de lamber o prato!

Para quem não sabe o camarão também tem a época em que é mais caro e mais barato, e isso tudo é porque a pesca do camarão é regulamentada pelo IBAMA, e por alguns meses durante o ano entra em recesso e fica proibida a pesca para eles poderem se reproduzir que é chamado de período de defeso, assim com O mesmo no final.

O Brasil está entre os seis maiores produtores de camarão do mundo,  concentrando a maior parte da produção no Nordeste, onde ele é muito consumido tanto seco quanto fresco.

penne 3O melhor preço para o camarão fresco é no meio do ano, pois no verão é mais fácil comprar ele congelado, pois é quando sua pesca fica proibida. Ao comprar camarões, você deve observar se ele está sem manchas pretas e amarelas, pois isso indica o início da decomposição, a cabeça deve estar bem fixa ao corpo, e o cheiro deve ser bem suave.

Se você não for comprar o camarão já limpo seja ele fresco ou congelado, deve se atentar a algumas observações de manuseio, para limpar coloque em uma mistura de água, vinagre e limão. Isso ajuda amolecer a casca e facilita retirar as vísceras. Separe a cabeça do corpo e corte a casca ao longo da barriga, retirando assim a casca e as pernas. Segure a cauda e puxe a carne com cuidado para não quebrá-la, retire as vísceras com a ajuda da ponta de uma faca.

A receita de hoje, principalmente se você não tiver que limpar o camarão, é rápida e muito saborosa. Confere aí:

Macarrão penne ao molho rosa com camarão

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de cozimento: 15 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientespenne 1

400 gramas macarrão tipo penne integral

1 colher de azeite extra virgem

4 dentes de alho

200 gramas de champignon

2 tomates médios picados

4 xícaras de espinafre fresco

500 gramas de camarão (caso for congelado coloque mais pois quando ele cozinha ele perde muito volume)

1 lata de molho de tomate pronto

1 caixinha de 200 gramas de creme de leite ou 1 pote de iorgurte grego natural

Sal e pimenta a gosto

Queijo parmesão a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote al dente e reserve. Em uma panela aqueça o azeite e coloque o alho, quando começar a ficar macio adicione os champignons e os tomates, tempero com sal e pimenta e outras especiarias de seu gosto, sempre coloque o sal aos pouquinhos é mais fácil adicionar sal do que neutralizá-lo, cozinhe por 5 minutos e prove o tempero, adicione os camarões cozinhe por uns 2 minutos até começar a ficar rosa meio opaco, desligue o fogo acrescente o espinafre e tampe a panela, deixe tampada por alguns minutos até o espinafre murchar. Retire a tampa ligue o fogo baixo e adicione o macarrão cozido, o creme de leite (ou iogurte) e o molho de tomate, mexa até que o molho esteja homogêneo e todos o macarrão esteja completamente coberto pelo molho. Sirva e coloque o parmesão por cima. Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s