Perfil chef: Jamie Oliver

Quem costuma zapear por programas de culinária está mais do que acostumado a ver esse rostinho britânico, mas você conhece a história desse chef?

Um pouquinho sobre o chef

jamieO chef Jamie tem 39 anos, faz 40 no próximo dia 27/05, é casado com a mesma mulher desde 2000 a Jools (Juliette Norton) e com ela tem 4 filhos, 3 meninas e 1 menino com nomes bem diferentes, Poppy Honney (2002), Daisy Boo (2003), Petal Blossom Rainbow (2009) e o menino é o Buddy Bear (2010). Pra quem não tem uma base de inglês o nome do menino traduzido seria Amigo Urso, e as meninas tem nome de flores e arco iris. Exótico. Coisas de Jamie claro.

Ele começou sua carreira de chef estudante no Westminster Catering College, e desde o seu primeiro emprego trabalhou com grandes nomes da culinária internacional.

Seu primeiro programa de TV foi o The Nake Chef, o qual ele foi convidado para fazer após ser encontrado em um documentário. No mesmo ano que ele estreiou o programa ele também lançou seu primeiro livro de muitos.

feature-header23Jamie ganhou muita notoriedade quando fez a campanha Feed me Better, que foi um protesto contra o governo para melhorar a merenda nas escolas britânicas, e retirar a comida industrializada e ruim para saúde das crianças e incluir frutas, verduras e legumes. Foi um grande movimento que envolveu política e muitas viagens por todo o Reino Unido em uma tentativa de conscientizar as pessoas a comerem melhor e alimentarem melhor as crianças. Outro programa dele nessa época Jamie Oliver’s Food Revolution mostra justamente ele indo até mesmo aos Estados Unidos mostrar a relação dos americanos com a fast food e tentar mudar o jeito de comer dos americanos.

jamie2Seu último programa de TV em 2012 foi o Jamie’s 15 Minutes Meals  é um dos meus favoritos, ele tem justamente a proposta de incluir comida saudável com receitas práticas no dia a dia, com coisas fáceis de encontrar no mercado. Inspira a manter uma alimentação saudável de uma maneira descomplicada. Ele mostra inclusive como fazer pratos de restaurante de maneira mais saudável e por um preço menor do que você gastaria comprando pronto ao invés de preparar em casa.

maxresdefaultEle é um chef bem polêmico, critica outros chefs publicamente, já mostrou o lado cruel dos abatedouros de animais, já teve problemas em seus restaurantes com a vigilância sanitária, e nem todo mundo gosta da sua campanha para melhorar a alimentação das crianças com comida saudável, mas tudo isso já gerou muito dinheiro, muitos prêmios, e algumas mudanças na forma como as pessoas se relacionam com a comida.

guillotine_ronaldSua última campanha, que ainda está acontecendo neste momento é o Food Revolution Day, ele lançou vídeos com artista de grande nome como Paul McCartney e já conseguiu mais de um milhão de assinaturas, ele pretende que os governos do G20 façam uma mudança na educação nutricional das gerações futuras, incluindo esse tema nas escolas de todos os países do G20. Eu definitivamente apoio essa iniciativa, e acho que mudanças grandes assim realmente precisam de incentivo do governo para acontecerem, principalmente porque hoje em dia comer saudável é caro, e essa possibilidade só ficará mais acessível com ajuda do governo, e a conscientização da população.

Não sou nenhuma extremista que odeia fast food e quer colocar o Ronald na guilhotina,  eu gosto de cheeseburguer e pizza como todo mundo. Mas eu entendo totalmente a necessidade de isso não ser a regra no estilo de alimentação das pessoas e sim a exceção.

Se você também acredita nessa causa, entre no link abaixo e assine a petição do Jamie, faça parte desse movimento e dê uma chance para as gerações futuras pois hoje quase 700 milhões de pessoas no mundo estão obesas, só no Brasil 40% da população está acima do peso. E criança gordinha não é saúde é sintoma de um futuro adulto obeso. Pense nisso!

food-revolution-day

https://www.change.org/p/jamie-oliver-precisa-da-sua-ajuda-para-lutar-pela-educa%C3%A7%C3%A3o-alimentar-nas-escolas-foodrevolutionday?just_created=true

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s