20 sugestões de como cuidar um pouco melhor de si mesmo

2019 começou para mim com algumas reflexões, uma delas foi o pouco tempo que dedico a mim mesma, a necessidade muitas vezes de parar e escutar meu corpo e fazer algo por mim.

Para mim a maternidade é algo natural, eu me abdico em prol do meu filho sem nem pensar duas vezes, desde que ele esteja bem de saúde, limpinho, saudável, alimentado, feliz não importa mais nada.

Para mim ser uma boa profissional é essencial para eu prover para ele, e prover para mim também em compensação a todo meu trabalho duro, não sou escrava do dinheiro, mas sei que faz muito diferença na qualidade de vida que temos ter e não ter o bendito.

E conforme você vai colocando acima de você essas prioridades de filho, trabalho e etc a gente vai ficando lááááá em último lugar, mas assim como todo sistema sobrecarregado, o nosso também dá sinais de pane quando paramos de pensar em nós mesmos.

Fui parar no hospital umas 5 vezes ao longo de 2018, em uma das vezes foi bem séria, eu tive na mesma semana conjuntivite, ataque de sinusite e bronquite e intoxicação alimentar. Entendi o recado corpo, você precisa de uma pausa as vezes!

Então a meta de 2019 é conseguir seguir pelo menos algumas das sugestões abaixo para cuidar um pouquinho melhor de mim durante este ano:

  1. Ler pelo menos 30 minutos por dia algo não relacionado a faculdade: Eu amo ler, leio muito mas costumava ler muito mais antes de engravidar, e começar outra faculdade e etc.. Estou aos poucos retomando o hábito de fazer isso diariamente, porque me faz muito bem, ajuda limpar a mente de tudo e dormir melhor.
  2. Ter mais flores frescas em casa: Eu amo, sinto que elas mudam o ambiente. Apesar de não comprá-las com frequência eu adoraria fazer disso um hábito.
  3. Fazer pequenos mimos como manicure, e uma máscara fácil (pode ser em casa mesmo): Nem me lembro a última vez que consegui ir a um salão ter um dia de princesa, os poucos sábados que não estou trabalhando, estou muito ocupada compensando a minha ausência fazendo algo com meu filho. Mas faz parte dos planos resgatar a deusa interior trazendo de volta um pouco de vaidade.
  4. Tirar um cochilo aos domingos sempre que possível enquanto o meu filho dorme: As vezes aos domingos na hora do soninho dele, eu acabo me ocupando com mil e uma coisas, seja alguma coisa que tem pra organizar, alguma série que eu quero ver, ou um livro muito bom que quero avançar mais rápido a leitura. Mas de tudo isso, os melhores domingos são aqueles que eu também tiro um cochilo quando ele está tirando, isso me renova as energias de uma forma maravilhosa, eu acabo começando a semana muito mais disposta.
  5. Comer menos porcaria e voltar a cozinhar! (amo!): Acho que até que os filhos cresçam e não sejam mais tão dependentes de nós, dificilmente vamos resgatar aqueles jantares maravilhosos feito num dia da semana qualquer, só porque eu vi a receita em algum lugar e quis testar. Mas eu preciso urgentemente melhorar esse hábito de deixar meu cansaço vencer sempre, e acabo muitas vezes fazendo qualquer coisa que vá ficar pronta o mais rápido possível, para ficar livre logo para ir dormir. Quantas vezes eu fui dormir com fome porque estava cansada demais para fazer se quer um miojo ou um misto quente? Muitas vezes! E aí no dia seguinte já começava o dia comendo um boi no café da manhã. Esses são hábitos que fazem eu me sentir muito desconectada de mim mesma, eu sempre gostei de planejar as refeições, ir no horti-fruti e me sentir inspirada com aquele aspargo verdinho, ou aquela couve de Bruxelas que tanto amo, por diversos motivos não está rolando, primeiro porque é muito difícil ir a qualquer lugar com criança pequena, é muito estressante, quer mexer em tudo, sair correndo no meio do mercado, quebra as coisas, é um caos, segundo que quando chego em casa não tenho mais todo tempo do mundo, não dá pra fazer nada que leve mais de meia hora, porque eu tenho que arrumar as coisas dele da escola, tira roupa suja, põe roupa limpa, separa a roupa do dia seguinte, coloca leite no potinho, estende a toalha, fazer a comida dele, ai chega a hora do banho, depois mamadeira, hora de dormir, e aí estou morta de cansada só querendo deitar na cama em silencio e cair num sono profundo. Mas sério eu comprei o libro do Jamie Oliver de refeições em 15 minutos e também o refeições em 30 minutos, e espero de verdade fazer de algumas dessas opções uma substituição aos miojos, pizzas, congelados e lanches que tem rolado lá em casa.
  6. Acender velas aromáticas com mais frequência (assim como as flores elas mudam o ambiente!): Eu amo velas, quando eu morava nos estados unidos confesso que comprava com mais frequência, lá eu encontrava umas ótimas com preço bem camarada, elas deixam tudo com um ar de conforto e coração aquecido, claro que ultimamente é não deixar nada ao alcance do bebê para ele não colocar fogo na casa, mas vou encontrar lugares estratégicos longe do alcance dele para resgatar essa paixão por velas. Também vale um difusor de óleos essenciais quem sabe!?
  7. Se inscrever no pilates: Deve fazer pelo menos uns dois anos que tenho vontade de fazer pilates, claro que na verdade eu gostaria de emagrecer um pouco antes de fazer pilates, mas sempre haverá um porém, um mas, no entanto a primeira etapa desse plano estou seguindo eu fui num nutrólogo final do ano passado e já comecei o plano de ataque para diminuir um pouquinho na balança, o próximo passo é finalmente testar o pilates.
  8. Viajar com a família: Eu amo viajar, talvez por meus pais serem super animados e aventureiros quando eu era criança, sempre estávamos indo pra praias, ou em  acampamentos, em cachoeiras, no meio do mato, indo para lugares novos sempre, eu até hoje carrego no coração esse amor por desbravar o desconhecido. Gostaria muitíssimo de manter essa tradição na família levando meu filho em viagens, assim como meus pais faziam comigo. Não necessariamente no meio do mato acampando, acho que não faz mais meu estilo de diversão hahahaha mas sempre tem lugares ótimos para levar crianças, e eu super gostaria de levar ele a esses lugares.
  9. Comprar uma roupa que faça eu me sentir ótima e sair para jantar sozinha com o marido: Toda mulher sabe a dificuldade de dar atenção ao parceiro depois que chegam os filhos, tem horas que mesmo eu de pijama com o cabelo num coque bagunçado esse homem me olha com amor, mas acho que a gente está merecendo um momento a dois, depois de eu dar um tapa no visual pra ele manter em mente a sorte que tem!
  10. Desentulhar meu guarda roupa daquilo que não uso mais: Roupas curtas da época de solteira, roupas enormes de gestante, roupas feias de pós parto, roupas velhas, roupas muito pequenas de uma vida atrás, pra que eu guardo tudo? Quero quebrar esse padrão de pensamento de guardar coisas para se um dia eu emagrecer, se eu isso ou se eu aquilo, chega faxina já!
  11. Fazer um picnic no parque com meu filho: Não temos o hábito de deixar o Lorenzo usar tabletes e celulares, o máximo é televisão, então ele ama fazer coisas ao ar livre, quer ver ele animado é abrir a porta e deixar ele livre pra explorar o quintal. Fico só imaginando como ele vai pirar correndo pra lá e pra cá num parque!
  12. Levar meu filho num parque de diversões e aquecer meu coração com seus sorrisos: Esses dias ele viu um carrossel, e gargalhava fascinado com aquilo e ficou doido esperneando pedindo pra ir, prometi mesmo sem ter certeza que ele entende tudo que eu falo, que vou levar ele nas minhas férias, é uma lição de vida essa alegria que uma criança sente com cada pequena coisa.
  13. Limpar minhas mídias sociais de gente que não me agrega nada ou que faz eu me sentir mal: Começo do ano passado eu fiz uma limpa nas redes sociais, tirei todas as musas fitness que só faziam eu me sentir péssima por não amar comer alface e ovo cozido. Psicólogas de educação infantil que tem pontos de vistas bem nada a ver, gente que eu mal conheço que eu só seguia porque a pessoa me seguia e a pessoa posta coisas bem nada a ver comigo. Perco meu tempo vendo coisas que não me interessam, e tempo pra mim vale ouro.
  14. Concluir minha faculdade: Eu vou, eu posso, eu consigo. Força, foco e fé. Fé no pai que o diploma sai.
  15. Aprender a delegar tarefas: Acontece com frequência eu acabo fazendo tudo ao invés de pedir ajuda, acho sempre que vou incomodar, que dou conta, e quando percebo já estou na beira do penhasco, super estressada e sobrecarregada, enquanto o resto se encontra bem de boas. Preciso colocar em prática a arte de delegar tarefas. URGENTE!
  16. Dormir mais cedo: Ficar sem comer tudo bem, mas ficar sem dormir me torna o mostro do pântano, com criança as noites em claro são comuns, mas mesmo nas noites que ele dorme bem, as vezes eu acabo ficando acordada pra ver TV e preciso me desapegar disso, porque estou morrendo pra acordar no dia seguinte! Não devo em hipótese alguma começar uma série no domingo a noite, geralmente perco noção do tempo e durmo tarde demais, e também colocar ai de objetivo no máximo 2 episodios por dia. Quanto melhor a noite de sono, melhor a qualidade de vida!
  17. Tomar mais chás e menos refrigerante: Eu fiquei quase 1 ano sem refrigerante e foi bemmmm difícil porque eu amo uma coca cola. Mas quero voltar a zerar meu consumo de refrigerante e voltar a tomar mais chás, chás gelados, chás para dormir, chás, chás, chás, fazem super bem pra saúde, e gostaria de resgatar esse hábito de tomar chá todo dia a noite.
  18. Me dar de presente um spa day com massagens da cabeça aos pés: Eu amo massagens, desde a gestação eu tenho uma dor na lombar que não me larga! Fiz massoterapia durante toda minha gestação o que ajudou muito, e gostaria muito de voltar a fazer, quem sabe 2019 não me ajuda nesse sonho da massagem própria para esse ano. Minhas lombar agradece!
  19. Tempo com as amigas: Geralmente quando meu marido viaja, eu aproveito pra colocar a vida em ordem, final do ano passado inclusive chamei uma amiga pra tomar vinho e comer pizza, e foi tão legal, colocar o papo em dia, relembrar momentos, desabafar, dar risada, e eu falei que tinha vinho e pizza? Foi ótimo e já combinamos que sempre que ele viajar vamos fazer isso! Todas as amigas que não se importam com um bebe fofo correndo pela casa, e de depois ficarem sozinhas por uma meia hora até eu fazer ele dormir são bem vindas!
  20. Fazer um Check-up: O único médico que eu fui ano passado foi o nutrólogo no final do ano, não preciso nem dizer que estou muito precisando de um Check up completo, de cada parte do corpo, exame de sangue, vitaminas, diabetes, colesterol etc. Corpo são mente sã certo?

    Então essas são algumas idéias que vou tentar colocar em prática para colocar um pouco do meu foco e energia em mim, e nas coisas que eu gosto e que me fazem bem.

    E você tem alguma coisa que você faça por si mesma que ajuda? Alguma viagem, um curso de idiomas, uma vida mais fitness cheia de exercícios? Meu conselho para 2019 não se esqueça de si mesma, precisamos estar bem pois mais importante do que alcançar objetivos é curtir a jornada.

    Obrigada pela visita! Curta nas redes sociais e volte sempre! J

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s