E aí como foi o desafio #fevereirosemaçúcar!?

acucarGente do céu, acho que me desafiar a ficar sem açúcar foi uma das coisas mais difíceis que eu já fiz na vida!!

A gente não tem noção do quanto é dependente de uma coisa, até que se proíbe e passa a policiar o consumo. Não foi fácil!

Pensei em desistir muitas e muitas vezes, dei vários deslizes, mas sempre tentava voltar para o caminho da luz hahaha

Mas notei alguns padrões no meu consumo de açúcar e vou compartilhar com vocês.

Na minha redução de consumo de açúcar notei que principalmente quando estou fora de casa é que sou colocada diante de tentações, deixar de consumir açúcar é uma eterna busca pelo acerto, é escolher o suco de laranja sem açúcar, e não comer a sobremesa depois de sair pra jantar, é não ir na sorveteria no final do domingo calorento, é recusar a bala dadinho de troco e comer só abacaxi no final do churrasco em família, dizer não a sua sobremesa favorita que olha pra você, você olha pra ela e acaba sendo melhor desviar o olhar pra não escorrer uma lágrima hahahaha é ir numa cafeteria e não comer um brownie junto com o café, é não pedir milkshake junto com o hambúrguer.

Posso admitir ao final desse desafio que eu tenho uma ligação emocional com o açúcar, e quando estou estressada fico com vontade triplicada de comer um docinho.

Descobri que stevia e xylitol não são tão ruins assim, que é possível usar muitas alternativas ao açúcar refinado, e que se você se programar é sempre possível ter um plano B pra tapear a vontade de brownie com sorvete.

Com certeza sendo uma foodblogger que sempre sai pra conhecer restaurantes e está sempre testando receitas, é impossível dizer que vai virar hábito não consumir mais açúcar, mas posso dizer que depois desse desafio o consumo está sendo controlado e reduzido, vou levar esses novos hábitos pra vida.

Não senti diferença na balança porque no começo pra tapear a vontade eu acabei exagerando e comendo refeições enormes pra não sobrar espaço pra vontade do doce, mas tenho certeza que se eu tivesse seguido meu ritmo normal de alimentação teria perdido peso porque teria cortado várias calorias extras que eu acabo consumindo durante o dia tipo as bolachinhas junto com o café, o sorvete depois do almoço e o pedacinho de chocolate depois do jantar, mas senti minha barriga menos inchada, eu provavelmente consumi mais fruta no ultimo mês do que no ultimo ano, tomei menos café porque não queria ficar furando o desafio, e realmente não consigo tomar café sem açúcar ou com adoçante.

O desafio foi muito difícil, sinceramente eu me senti mal quase o tempo todo, seja porque eu estava com muita vontade de comer um doce, seja porque eu tinha cedido a tentação e comido um pedacinho de alguma coisa doce pra amenizar a vontade. E aconteceu mais de uma vez eu só lembrar que estava fazendo o desafio depois que já tinha engolido algo que estava fora do que eu poderia, ou seja acabava esquecendo e consumindo açúcar inconscientemente, de tão acostumada a dizer sim para o açúcar o tempo todo sem pensar.

Mas serviu para eu refletir muito sobre minha relação com o açúcar, notar essa dependência em momentos de estresse, passar a comer mais frutas, e me dispor a tentar levar esse bom hábito a longo prazo, e tentar dizer não o máximo de vezes que eu conseguir ao longo desse ano. Vou me permitir claro voltar a consumir moderadamente, mas a partir desse momento quero me comprometer comigo mesma a dizer mais não do que sim para a sobremesa no final da refeição.

Foi um super aprendizado, valeu muito a pena, e com certeza vou tentar daqui uns meses ficar novamente 30 dias sem açúcar!

Se você pensa que é fácil desafio você a tentar, e vir me contar o quão difícil ou fácil foi pra você!

E se tiver alguma dica será muito bem-vinda, pois ao escrever esse post ainda me sinto mal por não ter ido tão bem nesse desafio, estou cheia de culpa.

Mas vou usar essa culpa para tentar de novo em breve!

Espero que isso motive vocês a fazerem escolhas melhores!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s