Aqui em casa quando vou comprar frutas e legumes procuro comprar pouca quantidade para não ter desperdício, mas tem semana que é tão corrido que a gente acaba indo come fora, pede pizza, sai sem tomar café da manhã e fica sem jantar e acaba sobrando uma coisa ou outra. E uma das coisas que sempre sobra é banana.
Ironicamente o nome desse blog não significa que é a fruta que eu mais amo na vida, mas eu acho que a banana é uma daquelas frutas que podem ser aproveitadas de mil e uma maneiras, até mesmo quando ela está toda com pintinhas pretas, super doce e madura.
E essa torta de banana me ocorreu um dia que eu tinha bananas estragando na fruteira e procurei alguns ingredientes para complementar a receita sem que eu precisasse ir ao supermercado, porque se fosse para esperar o dia seguinte ela ia estar passada demais e aí eu ia ter que pensar em outra coisa. Esses pudins prontos eu sempre tenho em casa, acho prático para dias que preciso criar receitas rápidas ou até mesmo como recheio de bolo. E eles tem versões light com baixa calória que tira um pouco da culpa de comer sobremesa hahahaha
Vale lembrar que a banana flambada na cachaça pode ser usada em outros pratos inclusive com o sorvete de leite ninho que eu ensinei aqui.
Torta de Banana Flambada na cachaça
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de geladeira: 5 horas
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
1 pacote de pudim de caramelo
1 pacote de pudim de baunilha
1 pacote de bolacha de banana/ou de maisena
1 caixinha de chantilly pronto pra bater
1 dose de cachaça
1 litro de leite
1 xícara de açúcar
1 colher de manteiga
1 caixa de creme de leite
Modo de Preparo
Forre o fundo da tigela com as bolachas se você não encontrar a bolacha de banana pode ser a de maisena mesmo.
Prepare o pudim de baunilha com meio litro de leite conforme instrução do pacote e coloque por cima das bolachas.
Derreta uma colher de manteiga e junte o açúcar até começar a virar um caramelo, junte as bananas descascadas e cortadas ao meio, a banana vai soltar uma água que vai dissolver um pouco o caramelo.
Depois de uns 5 minutos junte a dose de cachaça, você não precisa colocar fogo na cachaça só de ferver o álcool irá evaporar e o gosto de cachaça fica muito sútil, depois de mais 5 minutos junte o creme de leite e desligue.
Coloque a banana por cima do pudim de baunilha, prepare agora com meio litro de leite o pudim de caramelo e coloque por cima do recheio de banana. Bata o creme de leite até formar picos e espalhe por cima do pudim de caramelo. Leve a geladeira até firmar. E bom apetite!