Receitas: Bolo de Paçoca

bolo-pacoca2Paçoca é um doce que é a cara do Brasil! E eu tenho umas formiguinhas em casa que adoram tudo de amendoim, desde a tradicional paçoquinha até sorvete de amendoim.

Eu estava no Instagram outro dia e vi uma foto de um bolo de paçoca que me encheu a boca de água e resolvi dar uma olhada em algumas receitas. Algumas eu achei que deixariam a massa meio seca, ai fiz uma adaptada aqui outra ali e testei essa receita abaixo e deu muito certo. O fator ”doce demais” também foi equilibrado.

Aproveitem que junho está aí e coloquem em prática essa receita dando uma apresentação diferente para a velha e boa paçoquinha, ou se tiver festinha na escolinha das crianças não pense duas vezes em mandar essa receita, sua vasilha voltará vazia pode ter certeza. Ou assim como eu adoce o dia do pessoal do trabalho.

A massa ficou leve, a cobertura ficou leve e é quase impossível comer um pedaço só. Confere aí:

Bolo de Paçoca

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de cozimento: 35 minutos

Rendimento: 10 porções

Ingredientesbolo-pacoca

3 ovos

2 xícaras de farinha

1 xícara de açúcar refinado

1 xícara de óleo de canola

25 paçoquinhas de rolha

1 xícara de leite

1 colher de fermento

2 latas de creme de leite

Modo de preparo

Coloque o forno para aquecer a 190°C. Separe a gema das claras, reserve as claras. Misture as gemas com o açúcar, farinha, leite e o óleo, esfarele 10 paçoquinhas e junte na mistura, adicione o fermento e mexa até que esteja homogénea. Bata as claras em neve e junte a mistura mexendo delicadamente para que as claras não percam o ar. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. E asse por 35 minutos. Cada forno tem sua particularidade então antes de decidir que está pronto faça o teste do palito enfiando um palito de dente bem no meio da massa, se ele sair totalmente limpinho está assado por completo e pode tirar do forno. Para a cobertura leve ao fogo 2 latas de creme de leite, 1 colher de açúcar e 10 paçoquinhas esfareladas. Mexa até que engrosse e comece a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar. Coloque a cobertura por cima do bolo e polvilhe paçoquinha esfarelada por cima. Eu quis fazer um bolo mais básico, mas se você quiser incrementar pode dobrar as medidas da cobertura, cortar o bolo ao meio e recheá-lo. Bom apetite!

 

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s