Receitas inverno: Sopa de tomate com queijo quente

GCTomatoSoup4PS

Quando morava nos estados unidos aprendi várias receitas que eu faço até hoje, morei com uma família (os pais e um casal de gêmeos) por quase dois anos na Califórnia, e eu sempre gostei muito de cozinhar, acho que até por isso fui escolhida para morar com eles, e como estranhava bastante o tempero e as combinações que faziam quando eles cozinhavam (tipo sopa de abacate com bacon) eu me ofereci para fazer o jantar todos os dias, afinal se eu faria pra mim e para as crianças porque não fazer pra todos? Assim eu podia fazer do meu gosto e dar uma adaptada pra ficar gostoso. No fim a coisa ficou meio abrasileirada lá na casa, e o prato favorito da família se tornou strogonoff, que eu dirigia uma hora pra ir e uma hora pra voltar até o mercadinho brasileiro para comprar o creme de leite e a batata palha.

Mas uma das receitas que era deles e é uma famosa combinação americana, mas que eu gosto tanto que eu faço até hoje é uma sopa de tomate com queijo quente (tomato soup with grilled cheese). Eles compravam a sopa pronta só pra esquentar, num mercado orgânico que tinha por lá, como aqui tudo que é orgânico não é facilmente disponível e nem muito barato eu montei umas receitas e fiz uns testes até encontrar a que mais me agrada. Sempre que posso prefiro por a mão na massa e fazer a receita com produtos naturais e frescos, a optar pela facilidade do industrializado cheio de conservantes e coisas que não são boas para nossa saúde. Os tomates que usei nessa receita são os famosos tomates pelados italianos, sem glúten, sem conservantes e 100% naturais e você encontra latas de 400gr por menos de R$5,00 e o sabor é divino!

A receita é rápida, saudável, com baixa calorias, perfeita para noites de inverno. E muito gostosa! Confere aí:

Sopa de tomate com queijo quente (Tomato soup with grilled cheese)

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de cozimento: 20 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes para a sopa de tomate

2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 cebola grande branca ou amarela picada em cubinhos pequenos

2 dentes de alho bem amassadinho e picadinho

800 gramas ou duas latas de tomate pelados inteiros

2 cubos de caldo de galinha

Sal e pimenta a gosto

200gr de creme de leite

2 colheres de sopa de maizena

Modo de preparo

Em uma panela coloque o azeite e a manteiga, quando a manteiga derreter acrescente a cebola picadinha e uma pitadinha de sal, vá mexendo até que a cebola esteja macia, se a cebola começar a dourar reduza o fogo, adicione o alho e deixei cozinhar por mais alguns minutos. Adicione os cubos de caldo de galinha e os tomates com o suco e tudo, vá amassando os tomates com a colher de pau enquanto cozinha até que estejam macios em torno de 10 minutos. Deixe esfriar por alguns minutos e bata no processador, liquidificador ou com um mixer de mão. Coloque poucas quantidades por vez para bater, pois se espirrar o liquido estará quente e pode machucar.

Volte a sopa para a panela, acrescente o creme de leite, prove e ajuste o sal e pimenta a seu gosto e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos. Se a sopa tiver ficado rala e você gostar de uma consistência mais cremosa, dilua  2 colheres de sopa de maisena e acrescente a sopa mexa até engrossar, quando adquirir a consistência desejada está pronta.

Queijo quente

Ingredientes

·         2 colher de manteiga

·         8 fatias de queijo cheddar ou outro de sua preferência (capricha no queijo!)

·         8 fatias de pão de forma ou de pão italiano

Modo de preparo

Passe a manteiga em uma fatia do pão e coloque na frigideira com a parte da manteiga para baixo de modo que a manteiga possa dourar o pão do lado de fora, coloque as fatias de queijo e feche o sanduíche com uma fatia de pão com o lado da manteiga para cima de modo que possa dourar os dois lados do sanduíche, quando os dois lados estiverem dourados e o queijo derretido está pronto.

Molhe o queijo quente na sopa e seja feliz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s