Receitas: Hambúrguer de frango com abobrinha e aveia

hamburguer de frango4A receita de hoje é campeã de bilheterias lá em casa, e antes de fazer a primeira vez eu estava totalmente cética de que ficaria bom, afinal eu não gosto de abobrinha, na verdade não gosto de legumes e verduras em geral, mas estou lutando contra isso e tentando adicionar mais dessas belezuras na minha alimentação, faz muito bem e o corpo agradece. Para quem come muito frango mas não aguenta mais o bom e velho peito de frango grelhado e deseja dar uma variada, essa é uma ótima solução.

Vi uma receita parecida num blog gringo mas levava alguns ingredientes diferentes como o acréscimo de milho, que eu ia colocar também porque lá em casa adoramos milho EM TUDO, mas como a abobrinha rendeu bastante bateu um receio do gosto do frango ficar totalmente desaparecido com tantos legumes, e também eles não usaram aveia na receita deles e sim farinha de trigo, e como estou cortando farinha branca da minha vida e guardando ela para momentos especiais como bolos de aniversário e casamento, usei a aveia que não deixou nem um pouco a desejar no sabor e com uma dose extra de fibras muito bem vindas!

Compensa talvez dobrar a receita e fazer sempre a mais e deixar congelado, assim tem sempre uma opção saudável ao seu alcance para um cheeseburguer light ou um hambúrguer com salada para não sair da dieta, com arroz integral ou branco, enfim vai bem com tudo. Fica realmente muito bom, confere aí!

Hambúrguer de Frango com abobrinha e aveia

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de cozimento: 30 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

400 gramas de frango moído ( se não conseguir comprar moído no supermercado, você pode comprar  peito e passar no processador, ou cortar ele em cubinhos e passar ele no liquidificador, ou ainda pode cortar ele em cubinhos bem pequenos várias e várias vezes até que ele fique com aspecto de moído que foi o que eu fiz)

1 ovo

1/2 xícara de aveia em flocos finos

1 abobrinha média ralada (eu usei a abobrinha paulista que é laranjada mas você também pode usar aquela italiana verdinha que fica ótima também)

1 limão

1 colher de sopa de cebola desidratada (ou meia cebola picada)

1 dente de alho amassado (ou 1 colher de chá de alho desidratado picadinho)

2 pacotinhos de tempero para frango (ou outro tempero de sua preferência)

Pimenta do reino moída na hora á gosto

Modo de preparo
Em uma tigela coloque o frango moído, pegue algumas folhas de papel toalha e esprema a abobrinha ralada pois ela solta muito líquido e se não tirar esse excesso,
na hora de fritar o hambúrguer ele pode ficar úmido demais e desmanchar, junte a abobrinha na tigela, o ovo, a aveia, o suco de 1 limão, e todos os temperos que estão descritos acima ou qualquer tempero ao seu gosto.hamburguer de frango1 Misture com as mãos todos os ingredientes até que a mistura fique homogênea e dê liga. Prove o tempero, como usei pacotinho de tempero para frango que já vem sal não precisou de mais tempero, mas sugiro que você coloque um pacotinho e prove e depois mais um pacotinho e prove, porque eu comprei com baixo teor de sódio então ele é menos salgado do que os temperos tradicionais, e para não salgar a receita é melhor temperar aos poucos para não passar do ponto.hamburguer de frango2

Se você dobrar a receita, ou se não for comer os 4 hambúrgueres no mesmo dia, você pode congelar, enrolando no papel filme e colocando em um saquinho de plástico.Separe a mistura em 4 partes e com as mãos molde os hambúrgueres frite-os na frigideira com um fio de azeite, ou coloque eles moldados em filme PVC e dentro de um saco hermético e leve ao congelador, ele pode ficar congelado por até 3 meses, mais do que isso não aconselho. Caso vá fritá-los congelados, frite-os em fogo baixo com a frigideira tampada pois dessa maneira ele vai cozinhar no meio sem queimar por fora.

hamburguer de frango3Os hambúrgueres também podem ser assados no forno caso você não possa consumir nem algumas gotinhas de azeite para fritá-los. Já existe a opção de pão de hambúrguer integral que é muito bom caso queira fazer um cheeseburguer pegue leve na mussarela ou use um queijo mais magro, para acompanhar eu fiz umas batatas assadas com azeite, páprica doce, sal e pimenta do reino ralada na hora que ficaram divinas. O hambúrguer fica molhadinho, macio e saboroso na medida certa, e saudável acima de tudo! Já estou doida para fazer outras receitas com abobrinha, pois essa receita ficou tão boa que mudou minha opinião sobre ela! Bom apetite!

2 comentários sobre “Receitas: Hambúrguer de frango com abobrinha e aveia

Deixe um comentário