Receitas: Espaguete à Carbonara

carbonara-cremoso2Se tem uma receita que sempre tem em casa é essa! Eu comi a primeira vez em um restaurante italiano em São Francisco -EUA, e de lá pra cá aprendi fazer e adoro.

Acho que não tem combinação mais perfeita do que esse bacon, ovos e queijo, fica divino! E são coisas que você geralmente tem na sua cozinha, espaguete é a massa mais popular entre os brasileiros, ovos nunca falta na geladeira, queijo ralado também é item básico nas compras de supermercado, e o bacon é só colocar ele na sua lista de compras essenciais porque é um item se bem preparado não é tão vilão quanto dizem e acrescenta muito sabor aos pratos se for usado moderadamente.

Para a felicidade de todos eu adoro massa, minha descendência italiana não é negada, eu exploro minhas origens ao máximo. E sei muitos pratos gostosos de massa, estou aproveitando que estamos no inverno e caprichando nas receitas de massa porque nada vai melhor do que um carboidrato nos dias de frio. Mas as receitas são bem leves então se você quiser aproveitar num dia mais quente não tem problema também serve para substituir a macarronada a bolonhesa de todo domingo caso esteja procurando por uma inspiração diferente. Confere aí:

carbonaraEspaguete á Carbonara

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de cozimento: 25 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

300gr espaguete integral

3 ovos

250gr de bacon em cubinhos

½  xícara de parmesão, pecorino, e outros queijos meia cura que encontrar na geladeira ralado

1 caixinha de creme de leite sem soro

sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o espaguete na água com 1 colher de chá de sal (não muito salgada) até estar al dente. Reserve meia xícara da água que cozinhou o macarrão. carbonara-cremosoEm uma tigela misture bem os ovos e os queijos até ficar bem homogêneo, pegue uma frigideira frite o bacon por 3 minutos sem óleo, porque ele já vai soltar bastante gordura, até que que a gordura do bacon esteja reduzida e a carne do bacon douradinha, coloque o creme de leite e o macarrão mexendo bem e misturando com o bacon, quando estiver bem misturado desligue o fogo e  imediatamente jogue a mistura de ovos com queijo e vá mexendo até engrossar (os ovos cozinham) e até essa mistura estar bem espalhada uniformemente pelo macarrão. Como o macarrão e a panela vão estar ainda bem quentes esse calor irá cozinhar os ovos e derreter o queijo, mas de uma forma que fique parecendo um molho cremoso e não ovos mexidos. Se depois de misturar bem você ainda achar que não cozinhou bem os ovos pode ligar a panela para dar mais uma aquecidinha. carbonara2Essa parte do creme de leite deve fazer meus ascendentes italianos remexerem no caixão, mas as primeiras vezes que eu fiz achei que ficou meio seco, então agora eu saio um pouco dessa receita tradicional italiana e ”abrasileiro” um pouco colocando uma caixinha de creme de leite sem soro misturada com a água que cozinhou o macarrão. Tem gente que coloca os ovos misturados com o creme de leite eu prefiro colocar separado porque acho que assim os ovos cozinham melhor. Eu sempre coloco um pouco de pimenta do reino moída, e nunca coloco mais sal pois acho que o bacon já deixa no ponto certo de sal, ou bem próximo já que depois eu ainda coloco parmesão, mas caso você ache que precisa adicione mais sal a seu gosto fique a vontade. Sirva com parmesão por cima e Bom apetite!

2 comentários sobre “Receitas: Espaguete à Carbonara

    1. Olá Thamy obrigada por visitar meu blog, a xícara de água que cozinhou o macarrão tem o amido que o macarrão solta enquanto cozinha, esse amido engrossa perfeitamente o molho e evita que o macarrão fique ressecado mantendo a umidade quando junto ele ao molho. Espero ter ajudado. Volte sempre 😉

      Curtir

Deixe um comentário